A Prefeitura de João Pessoa vacina com a primeira dose contra Covid-19, nesta sexta-feira (2), pessoas a partir de 40 anos de idade, gestantes ou puérperas com ou sem comorbidades. Também haverá aplicação da segunda dose para quem completou o período dos imunizantes Astrazeneca (90 dias) e Coronavac (28 dias), o que ocorrerá em três postos, segundo informações obtidas pelo ClickPB.

As pessoas com 40 anos sem comorbidades poderão ser vacinadas em cinco ginásios e dois pontos de drive thru.

As gestantes e mães recentes (até 45 dias após o parto) serão imunizadas com a primeira dose nas cinco policlínicas municipais – Cristo, Mandacaru, Mangabeira, Jaguaribe e Praias, das 8h às 12h.

A aplicação do complemento da Astrazeneca acontecerá nos drives-thru montados no Mangabeira Shopping (inclui pedestres) e Unipê, 8h às 12h. Já para aqueles que foram imunizados com a primeira dose da Coronavac, continuarão sendo atendidos no Lyceu Paraibano, também das 8h às 12h.

Queda ocupação leitos

Na medida em que são vacinados os grupos prioritários, a Prefeitura avança na imunização de pessoas por faixa etária sem comorbidades, o que reflete diretamente na taxa de ocupação de leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, que vem registrando queda há cinco dias consecutivos. De acordo com levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de ocupação, que no último domingo (27) era de 58%, caiu para 55% na segunda (28), 53% terça (29) e atingiu o menor número nesta quarta (30) e quinta-feira (1), com 50%.

Ainda nesta quinta-feira (1º), na abertura da vacinação de pessoas com 40 anos ou mais, Maria Iris, que trabalha como lojista em Mangabeira, recebeu a primeira dose no Centro Cultural Tenente Lucena. Ela completa 45 anos neste dia 2. “Não poderia receber presente mais importante – é uma vitória”, desabafou. “Meu presente antecipado, que veio num momento muito especial, que vai me deixar mais segura contra a Covid-19”, disse ela, assegurando que fez todo o procedimento de agendamento de forma tranquila.

No drive thru da UFPB, no bairro Castelo Branco, que registrou grande movimentação neste primeiro dia para o público 40+, Flávia César, de 42 anos, definiu o momento em que foi imunizada como “felicidade sem tamanho”. “Graças a Deus transcorreu tudo tranquilo e espero que chegue logo a segunda dose para ficar livre dessa doença”, disse.

Agendamento

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que as pessoas deverão realizar o agendamento prévio, tanto para a primeira quanto para a segunda dose, através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com isso, o cidadão assegura ser vacinado no local indicado, com agilidade e todos os cuidados sanitários necessários.

Quem tiver algum problema para realizar o cadastro ou agendar o atendimento pode procurar um posto de vacinação para ter a orientação necessária para garantir sua dose.

Documentação exigida

Para receber a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. O cidadão que for tomar a segunda dose precisa levar apenas o cartão de vacinação e documento com foto.

As grávidas e puérperas precisam da cópia de laudo ou declaração médica que comprove a sua condição e a prescrição do médico de que pode tomar a vacina.

Confira a lista de comorbidades para vacinação contra Covid-19 em João Pessoa

Transporte gratuito

As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente.

Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Solidariedade

Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Pontos de vacinação – sexta-feira (2)

PRIMEIRA DOSE

Pessoas com 40 anos ou mais (10h às 16h)

Ginásios

– ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)

– Escola Darcy Ribeiro (Funcionários II)

– Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

– IFPB (Jaguaribe)

– Escola Leonel Brizola (Tambauzinho)

Drive-thru

-Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

– Mangabeira Shopping (inclui pedestres)

Grávidas e puérperas com ou sem comorbidades (das 8h às 12h)

– Policlínica do Cristo

– Policlínica de Mandacaru

– Policlínica de Jaguaribe

– Policlínica de Mangabeira

– Policlínica das Praias

SEGUNDA DOSE

Astrazeneca/Fiocruz (8h às 12h) – para quem completou 90 dias da 1ª dose

– UFPB (drive-thru)

– Unipê (drive-thru)

Coronavac/Butantan (8h às 12h) – para quem completou 28 dias da 1ª dose

– Lyceu Paraibano, Centro (pedestre)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 × 4 =