Bloco DestaqueParaiba

Confira como foi a abertura da Festa das Neves que teve missa ao ar livre e show da cantora Joanna

A Festa da Neves, em homenagem à padroeira de João Pessoa e da Paraíba, Nossa Senhora das Neves, começou na noite desta quinta-feira (27) com uma missa ao ar livre realizada no Parque Solon de Lucena. A abertura contou também com um show da cantora Joanna. O evento, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), segue até 5 de agosto, data em que a cidade completa 438 anos.

“É uma satisfação estar aqui representando o prefeito Cícero Lucena, ao lado de todos aqueles que querem contribuir para o futuro e para a cultura da nossa cidade. Em especial hoje, a Festa das Neves, uma festa para trazermos nossa família, uma festa religiosa que é cultural na nossa Capital. Não poderia deixar de estar presente, prestigiando e dizendo à população que venha curtir, traga sua família, seus filhos, seus netos, pais e mães. É dessa forma que queremos construir o futuro da nossa cidade”, ressaltou o vice-prefeito Leo Bezerra.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, disse que a expectativa é positiva para o evento, porque foi feito um trabalho de muito planejamento. “Nós combinamos um conceito da festa, desde o ano passado, de caráter religioso-popular, porque a Festa das Neves mexe com o imaginário popular de João Pessoa. É uma festa que tem a ver com a nossa formação histórica, de caráter sócio-antropológico. Por isso, combinamos bem os atos litúrgicos, religiosos com as músicas urbanas, populares como Tuaregs, Caronas do Opala, a própria Joanna, Peninha”, enumerou.

Marcus lembrou que também compõem a festa a literatura de cordel e as culturas populares se apresentando em frente à Catedral de Nossa Senhora das Neves. Ele ressaltou que tudo foi bem planejado também do ponto de vista da segurança. “Temos a parceria com o Governo do Estado e sempre a Polícia Militar está junto nos nossos eventos; a Guarda Civil Metropolitana, a Secretaria de Saúde e Samu, de maneira que estamos numa expectativa muito boa. A população de João Pessoa, as famílias poderão vir todos os dias que teremos uma festa muito tranquila”, afirmou.

O Monsenhor Robson Bezerra, pároco da Catedral Basílica, disse que Nossa Senhora das Neves é a mulher escolhida para comunicar ao mundo a ternura de Deus. “Quando estamos aqui diante do povo paraibano, queremos comunicar essa ternura que Maria traz para nós. Queremos comunicar uma palavra de consolo e de fortaleza, queremos comunicar a mulher fiel a Deus que nos convida a essa fidelidade, queremos comunicar a vitória de Maria em Jesus ressuscitado, Senhor da vida. Para todos aqueles que estão sofrendo, trazer essa esperança do que ela é para nós”, disse.

A cantora Joanna, atração da abertura da Festa das Neves, comentou sobre a alegria de estar em João pessoa. “É sempre um prazer retornar a João Pessoa e poder fazer uma festa dessa relevância, homenagem a Nossa Senhora das Neves. Eu sou uma mariana de muitos anos, não poderia deixar de participar – aceitei o convite com muito gosto – e poder trazer algumas canções que fazem parte da vida das pessoas”, disse.

Ela afirmou que foi uma noite abençoada e que não poderia deixar de cantar os sucessos que as pessoas sempre esperam, de MPB. “Então, é um prazer enorme estar na cidade, poder retornar, poder fazer parte dessa festa e trazer, através da minha canção, uma mensagem de alegria, de carinho, de amor e solidariedade para todos”, acrescentou Joanna.

Público

Foto: (Divulgação/ Secom-JP)

Movidas pela fé, muitas pessoas foram ao Parque Solon de Lucena assistir à missa e conferir o show da cantora Joanna. Marinalda Ferreira, que é integrante da Pastoral da Criança, fez questão de comparecer. “Para nós, celebrar a festa da nossa mãe, nossa padroeira, Nossa Senhora das Neves, é um momento para renovar a fé. Maria tem muito a nos ensinar. Ela é modelo de força, de fé, de discípula missionária. Para nós é um momento de fortalecimento, de renovação da nossa fé. É uma experiência nova para nós”, comentou.

Aos 80 anos de idade, a aposentada Rosilda de Assis também participou da primeira noite do evento. “É um sentimento de alegria e de prazer. Sempre frequentei a igreja, principalmente a Catedral. Tenho três sobrinhas que são coroinhas. É uma coisa linda. Não tem explicação. Essa estrutura está linda demais”, elogiou.

Além da programação religiosa, a festa envolve o comércio de alimentos, bebidas e a tradicional maçã do amor, além da estrutura de parques de diversões, com a tradicional Monga, no entorno da Lagoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo