Um ano marcado pela superação de dificuldades trazidas pandemia da covid-19. Este é o retrato da atuação do Ministério Público brasileiro em 2020, que trouxe iniciativas como a criação do Gabinete Integrado de Enfrentamento da Epidemia Covid-19 (Giac), a diminuição de 60% do acervo de processos da Procuradoria-Geral da República (PGR), parcerias com órgãos de controle, ampliação do uso de tecnologias para a garantia da Justiça, entre outros. O ConexãoMP de outubro conversou com o presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e PGR, Augusto Aras, sobre essas e outras estratégias durante o primeiro ano de sua gestão, completado no fim do mês passado.

Augusto Aras destacou os avanços da gestão, entre eles, os 19 acordos de colaboração premiada, com multas bilionárias, além da redução de processos de natureza penal, constitucional e eleitoral. O PGR falou sobre os planos para o próximo ano, e respondeu também a perguntas sobre o uso das novas ferramentas tecnológicas no MP brasileiro, a atuação da instituição durante a pandemia, críticas em relação à autonomia, entre outras questões.

Para ouvir, basta acessar o programa na página conexao.mp.br ou pelo Spotify.

Programa – O Conexão MP é uma produção da Secretaria de Comunicação Social do Ministério Público Federal, em parceria com a Secretaria do CNMP. O podcast foi idealizado com o intuito de promover mais transparência, diálogo e integração entro os membros do Ministério Público brasileiro, a partir da abordagem de diferentes temas relacionados à atuação do órgão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × 1 =