Com a implantação de uma nova parte da quarta fase do plano de flexibilização de combate e prevenção ao coronavírus (Covid-19) em João Pessoa, no sábado (5), várias atividades que antes estavam funcionando em parte ou fechadas passaram a ser autorizadas, mediante protocolos de segurança, na capital paraibana.

G1 montou uma lista do que pode e do que não pode fazer em João Pessoa.

Comércio

 

O comércio varejista já funciona com o horário ampliado das 9h às 17h e deve abrir com apenas 50% da capacidade de consumidores. Serviços essenciais, comércio atacadista, lojas de material de construção, revendas e locadoras podem funcionar com 100% da capacidade. No caso das concessionárias, foi autorizada a volta dos test drives.

Shoppings

 

As lojas dos shopping centers podem abrir no horário das 10h às 22h, já os restaurantes das praças de alimentação foram autorizados a funcionar até às 22h.

Bares e restaurantes

 

Os restaurantes estão autorizados a funcionar das 11h às 22h, agora também com rodízio. No caso dos restaurantes self-service, o funcionamento deve ser das 11h às 15h. Os bares e restaurantes só podem ter música ao vivo se for com apresentação individual. Independente do caso, os estabelecimentos devem abrir com no máximo 50% da capacidade de clientes.

Cinemas e teatros

 

Os cinemas e teatros da capital ainda não tiveram o funcionamento flexibilizado e devem permanecer fechados.

Academias de ginástica

 

As academias podem abrir com 50% da capacidade máxima e também foram liberadas as aulas coletivas nos estabelecimentos.

Serviços de estética

 

Os salões de beleza, barbearias e serviços de estética em geral foram flexibilizados, mas só podem funcionar com hora marcada e sem fila.

Piscinas

 

Piscinas de clubes, academias e condomínios podem ser reabertas apenas para uso individual ou de famílias.

Praias

 

A faixa de areia e o banho de mar foi liberada nas praias da capital.

Passeios turísticos

 

Os passeios turísticos também foram liberados em João Pessoa.

Atividades esportivas

 

Estão liberadas as atividades esportivas e o esporte profissional em João Pessoa, mas sem torcida. Escolas de esportes para crianças a partir de 12 anos também podem funcionar. Treinos na faixa de areia estão liberados.

Aulas presenciais

 

As aulas no formato presencial continuam suspensas em toda a capital. Os estabelecimentos de ensino devem utilizar a modalidade à distância até a publicação do decreto com a flexibilização deste setor, que deve sair ainda em setembro, segundo a prefeitura.

A flexibilização em todos os setores está condicionada a protocolos de segurança. Todos os estabelecimentos devem ter regras para manter o distanciamento social, como espaços reservados sem ninguém entre as cadeiras de um restaurante ou nos caixas de supermercados, por exemplo. Os estabelecimentos também devem disponibilizar álcool em gel para a higienização dos clientes e os ambientes fechados só podem permitir a entrada de pessoas que estejam utilizando máscara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte + um =