Você sabe quais critérios considerar antes de escolher uma Smart TV? O que avaliar para não errar na hora da compra?
Com tantas opções disponíveis, a escolha vai muito além da marca e do preço do produto, é necessário levar em consideração outros critérios.
Então, para te ajudar, separamos algumas dicas importantes que você deve considerar para encontrar a Smart TV ideal! Confira!
Tamanho da tela
Essa escolha depende muito do tamanho do ambiente e da distância entre o televisor e o espectador.
Para saber a distância ideal, o recomendado é multiplicar o tamanho da tela por 1,2. Por exemplo, se você está pensando em comprar uma TV de 50 polegadas, basta fazer o cálculo: 50 x 1,2 = 60 polegadas, o equivalente a 1,5 metros.
Telas de 32 polegadas são indicadas para espaços menores, como cozinhas e quartos. Já televisores entre 40 e 50 polegadas são ideais para ambientes de tamanho médio. TVs acima de 55 polegadas são ideais para locais maiores, em que a distância entre o sofá e o televisor é maior.
Resolução: HD, Full HD, 4K ou 8K?
Outro ponto importante a ser avaliado antes de comprar uma TV é a resolução, que está relacionada à nitidez e qualidade da imagem.
HD
Com uma resolução de 1280 x 720 pixels, as TVs HD (High Definition) oferecem qualidade de imagem adequada para telas menores, geralmente de até 32 polegadas.
Full HD
As telas Full HD possuem resolução 1920×1080 pixels e apresentam cores mais vibrantes e imagens mais nítidas quando comparadas a telas HD.
4K
A resolução 4K (Ultra Full HD), com 3840 x 2160 pixels, é quatro vezes superior à Full HD, proporcionando uma qualidade de imagem muito mais nítida e detalhada.
8K
A resolução 8K, com 7680 x 4320 pixels, é atualmente a mais alta disponível no mercado. Muito presente em telas com mais de 60 polegadas, é ideal para quem busca nitidez e detalhes.
Tecnologia das telas
Existem diferentes tipos de telas disponíveis no mercado, cada uma com suas características.
A LCD é formada por pixels com camadas de cristais líquidos e possui boa variedade de cores, mas o nível de brilho não é tão intenso.
Já as TVs LED são mais finas e consomem menos energia do que os modelos anteriores. Elas funcionam com pequenas luzes que iluminam a tela, deixando as cores mais vibrantes e as imagens mais nítidas.
A tecnologia OLED é uma das mais avançadas disponíveis em TVs. O grande diferencial é que cada pixel presente na tela emite sua própria luz, permitindo que a tela produza contrastes e imagens com mais qualidade.
A tecnologia QLED, por sua vez, é uma das inovações mais recentes no mercado de TVs. Ela também possui pequenas partículas que emitem luz quando iluminadas, para melhorar a cor e o brilho da tela, resultando em imagens mais nítidas, com cores intensas e brilho mais forte.
Recursos extras disponíveis
Outro ponto importante que deve ser considerado antes de comprar uma Smart TV, é verificar se o produto possui recursos extras que ajudam a tornar a experiência de uso ainda melhor.
As entradas HDMI e USB são importantes para conectar dispositivos como videogames e computadores à TV, permitindo a reprodução de conteúdos externos.
Com a funcionalidade Wi-Fi, você pode acessar serviços de streaming diretamente na TV, sem precisar se preocupar com a instalação de cabos.
Muitas Smart TVs também vêm com assistentes virtuais integrados, como Alexa ou Google Assistente, que permitem controlar a TV por comando de voz, mudar de canal, aumentar ou diminuir o volume.
Garanta sua nova Smart TV na Semana Black Band
Aproveite a Black Friday da Bandshop para encontrar sua nova Smart TV!
A Bandshop oferece opções de pagamentos confiáveis, com um sistema antifraudes para todas as transações.
Navegue pela nossa loja com facilidade e garanta que cada etapa da sua compra seja simples e rápida!
- BAND/UOL