Bloco Principal 1Paraiba

Comidas típicas de festa junina: principais salgadas e doces

Quando se fala em comidas típicas de festa junina, alguns pratos tradicionais estão entre as primeiras coisas que são lembradas. Afinal, o período tem uma gastronomia vasta e saborosa. Por isso, neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre as comidas salgadas e doces típicas do São João.

No Brasil, após a tradição das festas de São João ter sido trazida pelos portugueses, os povos que viviam no país começaram a inserir novos elementos à comemoração, com origens diversas, inclusive nativas. A culinária, por exemplo, ganhou pratos típicos feitos com ingredientes comuns no território, como o milho.

Quais são as comidas típicas de festa junina nas regiões de todo o Brasil?

Entre as regiões do Brasil, existem variações nos pratos, nomes e modos de preparo das comidas típicas de festa junina. No entanto, uma forte semelhança é a presença do milho, ingrediente que é cultivado em todo o território e tem o mês de junho como período de colheita.

Ao Jornal da Paraíba, o chef Aurélio comenta que há uma grande variedade de comidas típicas de festa junina, especialmente à base de milho. A variedade de receitas é muito grande, principalmente à base de milho.

Ele relaciona o São João à colheita do mês de junho, com uma fartura de ingredientes. “Tudo o que as chuvas fizeram com que germinasse de forma legal vale para a festa de São João”.



					Comidas típicas de festa junina: principais salgadas e doces

Canjica e outros pratos típicos com milho

O chef Aurélio explica que o milho é bastante popular nas comidas típicas de festa junina do Brasil porque é uma das culturas mais comuns na agricultura do país. “A colheita do que foi plantado vai acontecer nesse período e aí você pode dizer que são comidas simples e regionais, porque se você tem fartura, você vai ter as comidas regionais. O foco no milho é porque é uma das culturas mais cultivadas”.

Um dos principais pratos típicos das festas juninas feito com milho é a canjica, que também recebe o nome de mungunzá. Na receita, são utilizados grãos de milho branco, cozidos, geralmente, com leite. A mistura deve ser adoçada com leite de coco e leite condensado e, em seguida, temperada com especiarias, como a canela, seja em pó ou em pau, e cravo-da-índia.

Além da canjica ou mungunzá, existem outros pratos feitos com milho que são bastante saboreados durante as festas juninas.

Curau ou canjica

O curau é uma sobremesa culinária brasileira e uma das mais populares comidas típicas de festa junina do Nordeste, muito popular durante as festas juninas. Em alguns pontos da região Nordeste, o prato é chamado de canjica. É feito com milho verde, que é triturado e cozido com leite e açúcar, até chegar no ponto desejado.

Polenta ou angú

Polenta e angú são confundidos, porém há diferenças nos ingredientes. Na polenta, é usada farinha de milho, e no angú é utilizada a farinha de mandioca. Em algumas partes do Nordeste, no entanto, os dois pratos são chamados de angú.

A receita é feita com farinha de milho, água, manteiga e sal. Os ingredientes são colocados em uma panela, no fogo, e mexidos até a polenta engrossar.

Existe também a opção de fazer a polenta frita. O modo de preparo e os ingredientes são os mesmos, a diferença é que é necessário cozinhar por mais tempo, para deixar a mistura mais firme. Depois, deixar a massa esfriar, cortar em cubos, empanar com fubá e fritar em óleo quente.

Cocada Branca e outros pratos típicos com Coco

Além do milho, o coco é um ingrediente que sempre marca presença nos pratos das festas juninas. A cocada é a mais famosa receita e pode ser feita de dois tipos: a cocada branca e a preta.

Para fazer a cocada branca, é necessário água, coco e açúcar. Inicialmente, é preciso ferver a água e o açúcar por cerca de 20 minutos, até atingir o ponto de calda. Depois, basta acrescentar o coco e cozinhar por mais alguns minutos.

Após desligar o fogo, deixe a cocada esfriar um pouco, para não queimar suas mãos, e com ela ainda morna faça ‘bolinhos’. Coloque os bolinhos em uma forma e deixe em temperatura ambiente para descansar.

Para a cocada preta, os ingredientes são os mesmos. A diferença é que geralmente se usa açúcar mascavo e leite condensado. Além disso, o tempo da água e do açúcar no fogo, antes de acrescentar o coco, é maior, pois é necessário esperar a calda ficar com uma cor caramelizada. Ao colocar o coco na panela, também é preciso mexer um tempo a mais, até escurecer.

Quindim

Outro doce famoso feito a partir do coco  é o quindim. Além do coco, a receita tem gemas de ovo, açúcar e manteiga. O doce tem uma textura suave e é assado em banho-maria até ficar dourado.

Beijinho

O beijinho é um doce semelhante ao brigadeiro, mas é feito com coco ralado e leite condensado. É enrolado em pequenas bolinhas e pode ser decorado com cravos-da-índia.

Mandioca frita

A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira em algumas regiões, é uma raiz comestível com sabor suave. Um prato, que não é típico das festas juninas, mas que é bastante comum, é a mandioca frita. Para preparar, basta descascar a raiz e cortá-la em cubos. Depois, fritar em óleo quente.

Tapioca, Cuscuz e outros pratos típicos no Nordeste

Alguns pratos típicos do Nordeste também são marcantes nas festas juninas. Entre eles, o mais famoso é o cuscuz nordestino, que é preparado de uma forma diferente do cuscuz paulista.



					Comidas típicas de festa junina: principais salgadas e doces
Cuscuz é uma das comidas típicas de festa junina – Divulgação/Prefeitura de Pilões. Cuscuz é uma das comidas típicas da cultura nordestina | Foto: Divulgação/Prefeitura de Pilões

Cuscuz nordestino

cuscuz nordestino é conhecido por seu modo de preparo que permite ser servido com diversos acompanhamentos. Pelo sabor e praticidade, a iguaria é típica da região Nordeste do Brasil.

A receita é feita com uma mistura de farinha de milho e água, que é umedecida e depois cozida no vapor. Tradicionalmente, o cuscuz nordestino é preparado em um utensílio de cozinha chamado cuscuzeira, que consiste em uma panela de duas partes.

O processo de preparação começa com o umedecimento da farinha de milho com água e adicionando sal. A mistura é então colocada na parte superior da cuscuzeira e encaixada na panela com água fervente. O tempo de cozimento varia, mas geralmente leva cerca de 20 a 30 minutos,  até que o cuscuz esteja cozido. Uma dica é verificar se já está pronto quando o cuscuz começa a soltar cheiro.

Depois de pronto, é desinformado e misturado aos acompanhamentos, que podem ser carne de sol, leite, queijo, ovos, manteiga, entre outros.

Tapioca

A tapioca é um alimento comum especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. É feita a partir da goma da mandioca e pode ser recheada com diversos ingredientes, como carne de sol, frango, como, ovos, queijo ou apenas manteiga.

FONTE: JORNAL DA PARAIBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo