Bloco Principal 4

Comidas juninas: saiba como adaptar e preparar receitas saudáveis

As festas juninas são marcadas por uma cultura rica, com muita dança, colorido das roupas e, sobretudo, pelas comidas típicas, preparadas durante o ano todo, mas que tem um gostinho especial nessa época. Canjica, paçoca, pé de moleque, pamonha, milho na manteiga, bolos, caldo são alguns dos pratos saborosos, mas também muito calóricos. Mas, será que é possível aproveitar todos esses quitutes sem aquele velho peso na consciência?

A resposta é sim, de acordo com nutricionistas. Se essas comidas forem preparadas de forma diferente, substituindo alguns ingredientes, e ingeridas com moderação, é possível aproveitar todos esses pratos típicos sem culpa.

A tentação diante de uma mesa com comidas juninas é grande. No entanto, a maior parte delas traz gorduras, açúcar e calorias em excesso. Por isso, pessoas com quadros preexistentes de diabetes, hipertensão e obesidade, por exemplo, devem priorizar a alimentação saudável e balanceada também nessa época.

ORIENTAÇÃO

É o caso da professora aposentada Maria de Fátima Coutinho Fernandes, 71 anos, cliente da Unimed João Pessoa. Diabética e com pressão alta, Fátima Coutinho sabe que não pode exagerar, mas também não abre mão de saborear as comidas juninas. “Amo as comidas desse período, mas como com muita moderação, pois sei que se exagerar, eu estarei me prejudicando”, disse.

Para orientar os clientes a comer de forma saudável essa época do ano, a Unimed João Pessoa vai realizar no dia 12 de junho a oficina online “Comidas típicas dos festejos juninos: dicas e adaptações saudáveis de receitas”, das 14h30 às 15h30.

Nela, a equipe de promoção da saúde, que conta com nutricionista, vai trazer dicas importantes de comidas e mostrar que com adaptações criativas, qualquer pessoa pode aproveitar os festejos, comendo bem e de forma saudável. A ideia é que os participantes aprendam receitas menos calóricas para celebrar o mês junino com bem-estar e qualidade de vida.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

A inscrição para a oficina é gratuita e pode ser feita pelo Portal Unimed JP. Basta acessar a aba “Viver Melhor”, no menu principal e, em seguida, escolher a de sua preferência.
Podem se inscrever os clientes com idade a partir de 18 anos; com Índice de Massa Corporal a partir de 25 (entre 18 e 59 anos) ou 27 (a partir de 60 anos); e com circunferência abdominal acima de 94 cm (homens) e 80 cm (mulheres).

PARAÍBA.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo