Bloco PrincipalBrasil

Comércio projeta promoções de ‘geladeiras gastonas’ após padrão do governo mudar e afetar preços

Até o fim do estoque das geladeiras mais baratas do mercado brasileiro, uma nova exigência imposta pelo governo vai provocar promoções dos “aparelhos mais gastões” nas lojas a partir do ano que vem. É o que prevê o Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo).

Uma nova determinação do Ministério de Minas e Energia, que passa a valer em 31 de dezembro, exige que os refrigeradores tenham eficiência energética de, ao menos, 85,5%. A partir de 2025, a régua sobe um pouco mais, e a indústria precisará adequar as geladeiras para 90% de eficiência.

A troca de padrão elevará o preço mínimo do aparelho para R$ 4.000, conforme previsão da Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos).

Com isso, as lojas que possuem aparelhos em estoque terão o prazo de dois anos para vender os itens que não atendem à nova regra. Ao R7, o presidente do Ibevar e professor da FIA Business School, Claudio Felisoni, garantiu que a única saída para o comércio é criar promoções, a fim de desovar os aparelhos armazenados.

“A lei tem que ser respeitada. Vão tentar liquidar os estoques reduzindo progressivamente os preços”, declara.

A reportagem procurou grandes redes do varejo — como Magazine Luiza e Casas Bahia — para comentar o assunto, mas elas não se posicionaram sobre a medida anunciada no final de novembro.

R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo