Comemorações da Independência do Brasil em João Pessoa começam esta semana; confira a programação
As comemorações da Independência do Brasil em João Pessoa começam já nesta sexta-feira (01), com a abertura da Semana da Pátria, Avenida Almirante Tamandaré .As atividades se encerram com o desfile Cívico-Militar, no dia 7 de setembro, na Avenida Duarte da Silveira, no Centro da capital. Confira abaixo a programação completa.
Na sexta-feira (01), a abertura da Semana da Pátria vai acontecer na Avenida Almirante Tamandaré, em frente à Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). O evento conta com a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria e acendimento da Pira, que será realizado por integrantes da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad).
Já entre os dias 4 e 6 de setembro, acontece a Apresentação Cultural da Semana da Pátria que conta com exposições das Forças Armadas e das Organizações de Segurança Pública, além de apresentações de Bandas Marciais e Bandas Militares. Esta parte cultural da Semana da Pátria será realizada das 15h às 18h, no Parque Solon de Lucena (em frente ao Museu da Polícia Militar).
A programação da Semana da Pátria tem seu ápice com o desfile Cívico-Militar no dia 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, na Avenida Duarte da Silveira. A solenidade terá início às 7h com a apresentação das Tropas Militares, em seguida, há a Passagem em revista à tropa formada. Depois, às 7h30, acontece o hasteamento do Pavilhão Nacional no pátio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Já às 8h, começa oficialmente o desfile Cívico-Militar. Vão desfilar Tropas das Forças Armadas, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Guarda Municipal, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), entidades de classe, escolas estaduais e municipais, entre outros.
Às 12h10, acontece a Extinção do Fogo Simbólico da Pátria (imediatamente após o término do desfile cívico-militar) e às 18h, há a Arriação do Pavilhão Nacional procedido por um Oficial da Casa Militar acompanhado da Guarda do Palácio.