Mais de 1,5 milhão de fiéis acompanharam a procissão da trasladação do Círio em Belém na noite deste sábado (12), segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorreu 3,7 quilômetros entre o colégio Gentil e a Catedral Metropolitana durante mais de cinco horas, entre 17h40 e 23h10, na romaria conhecida também como procissão das luzes.
Círio 2024: Percurso da Trasladação visto de cima — Foto: Márcio Nagano
Além dos romeiros e fiéis que acompanharam a berlinda com a imagem nas ruas, muitos moradores organizaram camaratores nas entradas dos prédios para ficar mais próximo da santa.
Na chegada da imagem peregrina na Catedral, ocorreu uma celebração e a Santa ficou no local, de onde sairá no início da manhã de domingo na maior procissão católica do Brasil, a do Círio, para percorrer 3,6 kms.
Círio 2024: Imagem peregrina chega a Catedral Metropolitana de Belém Nossa Senhora da Graça — Foto: g1
Ao longo do caminho da procissão, que iniciou após uma missa no colégio católico próximo à Basílica, homenagens foram feitas à imagem de Nazaré, com fitas, chuvas de papel picado, foguetes e muitas canções e orações.
Círio 2024: Imagem de Nazaré em um dos trechos mais emblemáticos da Trasladação — Foto: Beatriz Reis/g1
A berlinda foi puxada pela tradicional corda, com 400 metros, que acabou sendo cortada no meio da procissão. No domingo (13), na Grande Procissão do Círio, outra corda será usada. Além de seu simbolismo, o item é importante quando é mantido inteiro para manter o ritmo da procissão.
Segurança nas ruas
Para garantir a hidratação dos romeiros, voluntários organizaram pontos de entrega de água no caminho. Havia também socorristas em diferentes pontos em casos de urgências.