No segundo dia de exercícios militares em resposta à visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan, a China invadiu o espaço aéreo da ilha nesta sexta-feira (5), afirmou Taipei.

Segundo o Ministério da Defesa de Taiwan, cerca de 68 aeronaves de guerra e navios chineses cruzaram dezenas de vezes o Estreito de Taiwan, que delimita a fronteira entre a ilha e a China.

“Vários grupos de aeronaves e navios de combate realizaram exercícios ao redor do Estreito de Taiwan e cruzaram a linha média do estreito”, afirmou o Ministério da Defesa de Taiwan. “Este exercício militar chinês, seja pelo lançamento de mísseis balísticos ou cruzando a linha média do estreito, é um ato altamente provocativo”, acrescentou.

A linha média é uma coordenada não oficial, mas de aceitação geral, entre as costas da China continental e as de Taiwan.

Os testes realizados pela China, os maiores já realizados por Pequim na região, começaram na quinta-feira (4) e serão realizados até domingo (7), segundo o governo chinês.

No primeiro dia de exercícios, Pequim chegou a lançar 11 mísseis balísticos perto da ilha. Taipei afirmou ainda que navios da marinha chinesa e aeronaves militares chegaram a cruzar, por alguns instantes, a linha mediana do Estreito de Taiwan, marcação que separa os dois países.

A medida foi a primeira resposta da China à visita, na quarta-feira (3), da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan. A viagem, que durou menos de 24 horas, enfureceu Pequim, que considera a ilha parte de seu território — já governo local reivindica Taiwan como um território independente, com suas próprias leis e Constituição.

Pequim aplicou ainda um pacote de sanções à ilha, como o corte de importações e exportações.

Também nesta sexta-feira, a China anunciou a primeira medida de retaliação contra os Estados Unidos. Pequim disse ter cortado o diálogo de militares de alto nível com Washington, além das conversas climáticas e diálogos sobre repatriação de imigrantes ilegais chineses que chegam a território norte-americano.

g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × 4 =