Bloco Principal 4Paraiba

Cerca de 40 mil famílias precisam atualizar CadÚnico em João Pessoa

João Pessoa tem cerca de 40 mil pessoas pendentes de atualização das informações do Cadastro Único. A regularização deve ser realizada até o dia 16 de junho. Quem perde o prazo tem o cadastro bloqueado e corre o risco de perder benefícios.

Ao Portal T5, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) informou que aproximadamente 7 mil atualizações foram realizadas e 685 cadastros unipessoais foram excluídos.

Atualmente, os cadastros unipessoais (individual) no Cadúnico sem atualização há mais de quatro anos são excluídos automaticamente.

Exclusões também podem ser feitas pelos próprios usuários, pelo aplicativo do benefício.

A Sedhuc explicou que os cadastros unipessoais bloqueados precisam do reconhecimento do público para corrgiir a irregularidade e excluir seu cadastro ou solicitar a atualização do cadastro, provando que sua composição familiar está correta.

Quem precisa atualizar? 

As atualizações gerais devem acontecer a cada dois anos, ou seja, as pessoas que fizeram esse procedimento antes de 2021 precisam realizá-lo novamente.

O dia 16 de junho é o prazo para que essas pessoas do cadastro unipessoal regularizem a situação, atualizando as informações, como mudança de endereço ou identificação de filhos.

A coordenadora do Cadúnico em João Pessoa, Raquel Feitosa, disse ao Portal T5 que os beneficiários que forem unipessoais precisam atualizar o cadastro, inserindo a composição familiar correta. “Para que o governo federal desbloqueie o cadastro, é necessário que a pessoa que está no cadastro unipessoal atualize que a composição familiar está incompleta. Por exemplo, se uma mulher tem o cadastro no bolsa família e o esposo dela também tem, é necessário que venha até o Cadúnico para que a gente unifique esse cadastro”, esclareceu.

Onde atualizar?

As atualizações cadastrais podem ser realizadas na sede do Cadúnico, que fica na Praça Rio Branco, no Centro da cidade, assim como nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do Cristo, Mangabeira, Valentina, Vale das Palmeiras e Cruz das Armas.

É importante lembrar que todas as pessoas que solicitarem a atualização vão passar por visitas, para verificar se as informações passadas correspondem à realidade do beneficiário. (Veja a lista dos endereços no final da matéria)

Quais documentos levar?

Para fazer essa atualização, os beneficiários devem apresentar os seguintes documentos:

– Identidade;

– Cadastro de Pessoa Física (CPF);

– Titulo de eleitor;

– Comprovante de residência (preferencialmente a conta de energia);

– Certidão de Nascimento das crianças da casa e a certidão de nascimento ou casamento dos pais.

Bloqueio dos cadastros

Raquel Feitosa também explicou ao Portal T5 que os serviços que trabalham com o Cadastro Único estão suspensos para realizarem a liberação do benefício dos cadastros unipessoais, mas que as outras demandas continuam sendo realizadas. “A atualização está funcionando normalmente, inclusive nos Cras, como também a inclusão de novos usuários no sistema e a liberação do benefício para quem não tem o cadastro unipessoal”, explicou.

Ainda de acordo com a coordenadora, outros casos ainda estão sendo avaliados e é preciso aguardar as orientações do governo federal.

Portal T5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri