A Prefeitura de João Pessoa, através da Coordenação da Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), atende atualmente 110 pessoas em situação de rua com a oferta de cinco refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) no Centro POP I, localizado no Centro. Além da alimentação, os usuários também podem utilizar a unidade para ações de higiene pessoal e ainda o Centro POP II, em Jaguaribe, para inserção em serviços de acolhimento institucional do município.

“O serviço é ofertado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. A finalidade é assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida”, ressaltou Katiana Cavalcante, coordenadora dos Centros POP.

Conforme explicou, João Pessoa conta com dois Centros POP (I e II) que oferecem atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização das pessoas em situação de rua. “O POP II foi criado especialmente para atender a demanda de pessoas afetadas pela pandemia de Covid-19. Desde a sua criação, em 9 de abril de 2021, esta unidade já atendeu mais de 400 pessoas”, destacou.

Serviço – O Centro POP I funciona na Rua 13 de Maio, 508, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com capacidade para 80 atendimentos. Oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e em grupo, acompanhamentos e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais (Hospitais, Maternidades, Cartórios, Fórum, Caps AD e Transtorno Mental, Cais, UBSs, Auxílio Brasil, Upas, Cras, Creas, TRE, TRT, MPU, Ceo, Sine, Ministério da Fazenda, Casa de Acolhidas, Casa da Mãe Ternura, MANAAIN, Defensoria Pública, Cartão do SUS, Programa Cidadão, Casa da Cidadania e para as demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia e emancipação do indivíduo/família, da inserção social da proteção e das situações de violência. Telefone 3214-7881.

Já o Centro POP II está localizado na Avenida Capitão José Pessoa, 65, no bairro de Jaguaribe, com funcionamento 24 horas. A capacidade de atendimento é de 20 acolhimentos para o isolamento social.

Considerando o caráter emergência imposto pela pandemia do Covid 19, em que levou a Prefeitura a garantir Isolamento Social a Pessoa em Situação de Rua que, no decorrer do tempo e das necessidades, o Centro POP II-24h vem ofertando seus serviços na acolhida de pessoas em situação de rua e em articulação com a rede de serviços, referenciando os Creas e Cras do município, conta com a parceria do Consultório na Rua e os CAPS para encaminhamentos de saúde, UBS e Hospitais, Serviços de Acolhimento Institucional para Adultos, Casa da Cidadania, Cartórios de Registro Civil e outros serviços intersetoriais para encaminhamentos diversos.

O serviço trabalha na perspectiva da autonomia e emancipação do indivíduo/família, na reinserção família e retorno a cidade de origem. Telefone 3214-1042.

E-mail: centropopjp@hotmail.com e centropop2jp@hotmail.com

 

CLICKPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

17 + 10 =