A Coordenadoria de Bem-Estar Animal retoma, nesta quarta-feira (16), as atividades do Castramóvel, após período de manutenção. O serviço de realização de castrações em cães e gatos acontecerá no estacionamento do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria. De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, mais de 6 mil tutores aguardam pelo procedimento em seus pets.

A equipe que faz as cirurgias no Castramóvel é formada por um cirurgião médico veterinário, um anestesista e um auxiliar de veterinária. O procedimento dura em média 40 minutos. Os atendimentos são agendados e antes de vir para a cirurgia os animais precisam passar por exames clínicos – um hemograma – que é feito no Centro de Controle de Zoonozes, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A Coordenadoria de Bem-Estar Animal, com base na lista de inscritos, entra em contato com o tutor e passa todas as orientações, agendando dia e hora para realização do procedimento. Por dia serão realizados entre cinco e dez procedimentos, para cães e gatos.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o Castramóvel é um dos equipamentos mais importantes para a garantia da saúde dos animais e das pessoas. “Cuidar da qualidade de vida dos animais repercute também na saúde das pessoas. A castração é um ato de responsabilidade, evitando doenças e a superpopulação dos animais, que muitas vezes são abandonados nas ruas. Sem dúvida é uma ação extremamente importante da nossa política ambiental”, concluiu.

O coordenador de Bem-Estar Animal da Semam, Ítalo Oliveira, destacou que os tutores de cães e gatos inscritos para os procedimentos no Castramóvel serão avisados com antecedência, para que possam se preparar, agendando a cirurgia. “Sabemos a importância dessa ação da nossas política ambiental e estamos trabalhando para que todos possam ser atendidos”.

As inscrições para a castração podem ser feitas neste link ou acessando o portal da Prefeitura de João Pessoa.

 

PORTALCORREIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte + sete =