Bloco Destaque 1Bloco Principal 1

Capital e Região Metropolitana amanhecem sob chuva; veja previsão para hoje

João Pessoa e as cidades da Região Metropolitana amanheceram sob chuvas e com tempo nublado, nesta quarta-feira (08). A previsão é que pode chover a qual quer hora do dia.

Já as cidades de Conde, Bayeux, Lucena, Santa Rita e Cabedelo também amanheceram com chuvas. De acordo com o site climatempo, para estes municípios e a Capital paraibana a espectativa para hoje é de sol com pancadas de chuva a qualquer hora do dia e da noite e com muitas nuvens de manhã. Já a temperatura variam com a mínima de 23º  e máxima de 31º.

Outras cidades do Estado

Conforme a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) da Paraíba, para esta quarta-feira, pode ocorrer chuvas pontuais ao longo do Estado, associadas ao transporte de umidade oriunda do oceano Atlântico em direção à costa leste, trazida pelos ventos oceânicos.

Nas regiões do Brejo e Agreste o tempo deverá permanecer com nebulosidade variável, podendo ocorrer pancadas de chuvas isoladas.

Já no Sertão, Alto Sertão e Cariri/Curimataú, pode acontecer período de chuva durante a  tarde e à noite. Nas demais regiões poderão ocorrer chuvas pontuais, a qualquer hora em todo o Estado.

  • Litoral: Máx 31ºC | Mín 25ºC – Poderão ocorrer chuvas a qual quer hora.
  • Brejo: Máx 28ºC | Mín 21ºC – Poderão ocorrer chuvas a qual quer hora.
  • Agreste: Máx 30ºC | Mín 22ºC – Poderão ocorrer chuvas a qual quer hora.
  • Cariri/Carimataú: Máx 31ºC | Mín 20ºC – Poderão ocorrer chuvas isoladas entre a tarde e noite.
  • Sertão: Máx 34ºC | Mín 23ºC – Poderão ocorrer chuvas isoladas entre a tarde e noite.
  • Alto Sertão: Máx 33ºC | Mín 22ºC – Poderão ocorrer chuvas isoladas entre a tarde e noite.

Cidades em alerta de acumulado de chuva

Algumas cidades da Região Metropolitana de João Pessoa, Litoral e Agreste da Paraíba estão sob alerta acumulado de chuvas com o grau de severidade perigo potencial. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nessa terça-feira (07), e válidos até as 10h,  desta quarta-feira (08). Veja lista abaixo.

De acordo com o instituto, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia e ventos intensos, entre 40 km/h e 60 km/h. A baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

>> Clique aqui e veja a lista das cidades em alerta

Vai dirigir? vejas algumas dicas

Para evitar acidentes de trânsito neste período chuvoso, os condutores devem estar em alerta e atenção redobrada ao dirigir o veículo sobre pista molhada. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) os acidentes que ocorrem sob chuva, geralmente são provocados pela diminuição da visibilidade, falta de atenção e velocidade incompatível.

  • Manter distância entre veículos em movimento: Manter distância segura entre veículos em condições de chuva torna-se ainda mais importante. Tal distância deve garantir ao motorista tempo hábil para que adote os procedimentos necessários enquanto dirige. Redobre o cuidado em curvas e frenagens.
  • Efeito aquaplanagem: fenômeno pelo qual os pneus não conseguem remover a lâmina de água e perdem o contato com o pavimento. A aquaplanagem ocorre pelo excesso de água na pista, velocidade demasiada e pneus com profundidade de sulco insuficiente. Durante a aquaplanagem, a direção fica repentinamente leve tornando-se muito difícil de controlar o veículo. Os procedimentos corretos nesse caso são: a) segurar firmemente o volante, sem virar. Rodas viradas para um dos lados podem levar ao capotamento quando a aderência voltar a existir entre os pneus e a pista; b) tirar o pé do acelerador e diminuir a velocidade, mas não frear bruscamente, pois se as rodas estiverem travadas no momento que voltar o contato dos pneus com a pista, o carro se desgovernará; c) estabelecer um padrão seguro de velocidade para a situação.
  • Evitar vias alagadas: evitar passar sobre poças ou lugares com acúmulo de água. Vias inundadas devem ser evitadas, pois podem esconder obstáculos, além de nem sempre permitirem estimar a profundidade. Motoristas de veículos pequenos costumam observar a passagem dos maiores para avaliarem às condições de trafegabilidade. Esse critério é perigoso, considerando as diferentes características dos veículos. O excesso de água pode reduzir o desempenho do sistema de freios, causar a parada do motor e até danificá-lo.
  • Em caso de chuva forte: boa visibilidade é requisito de segurança. Se a chuva estiver muito forte, estacione seu veículo em local seguro. Uma vez parado corretamente, deixe seu veículo visível, ligando seu pisca alerta enquanto aguarda a chuva diminuir ou passar. Algumas pessoas, em situações de pânico, saem de seus veículos, colocando-se em extremo risco e ignorando o fato de que, muito provavelmente, não serão vistas por outros motoristas nessas situações. Mantenha a calma e avalie suas atitudes com prudência.

Cuidados em casa e na rua

Em dia de chuva, os moradores destas cidades devem evitar enfrentar o mau tempo, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas, se possível em casos extremos desligar os aparelhos elétricos do quadro de energia e observar as alterações nas encostas. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Já em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

PARAÍBA.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri