As buscas pelo termo “Wegovy” cresceram no Google após o início da venda do medicamento nas farmácias brasileiras, que aconteceu em 18 de julho deste ano. O dado é de levantamento feito pela CNN no Google Trends, ferramenta que aponta as principais tendências de buscas na internet.
Wegovy é um medicamento composto por semaglutida, o mesmo princípio ativo do Ozempic, e seu uso é indicado para o tratamento de sobrepeso e obesidade. O remédio é da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk e foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023. Desde o mês passado, ele já está disponível para ser comprado nas farmácias físicas e on-line.
Segundo o levantamento feito no Google Trends, as buscas por Wegovy aumentaram a partir do dia 19 de julho, apresentando um pico de buscas no dia 29 do mesmo mês. No mês anterior, também houve um ápice de buscas entre 26 e 28 de junho, período em que foi anunciado que o remédio começaria a ser vendido pelas farmácias brasileiras.
De acordo com o Google Trends, as unidades federativas que mais buscaram pelo medicamento nos últimos 90 dias foram o Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, respectivamente. Entre as pesquisas relacionadas ao tema, termos como “psyllium” (ingrediente que viralizou como uma alternativa “natural” ao medicamento), “preço do Wegovy no Brasil” e “Wegovy e Ozempic diferença” apresentaram aumento nas buscas no mesmo período.
CNN Brasil