Bloco Destaque 2Bloco Principal 2

Brasiliense vence prêmio internacional com foto panorâmica da Chapada dos Veadeiros

Um brasiliense ficou em primeiro lugar no Pano Awards, competição internacional de fotografias panorâmicas, na categoria “VR/360” de fotos em realidade virtual ou em 360 graus. A foto de Márcio Cabral mostra as plantas sempre-vivas iluminadas, conhecidas como “chuveirinhos”, com a Via Láctea ao fundo, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, a cerca de 200 km de Brasília. A imagem foi registrada durante uma noite de junho deste ano e rendeu ao fotógrafo um prêmio em dinheiro de R$ 13,8 mil (US$ 2.700).

Para capturar a imagem, Cabral utilizou uma lanterna específica que produz uma luz “mais macia” para iluminar os “chuveirinhos” e uma câmera otimizada para fotografias panorâmicas. A técnica exigiu esforço, segundo o fotógrafo relatou ao R7.

Ele diz que fez outras versões desse mesmo enquadramento, mas que a foto vencedora foi a melhor, por ter menos vento no momento em que foi registrada.

Cabral afirma que começou a fotografar os “chuveirinhos” há muito tempo, mas que é difícil fazer o clique, pois são plantas que não nascem com frequência. “Às vezes, demora cinco anos para nascerem muitos”, relata. Ele foi até o local em outras ocasiões e planejou tirar a foto na época que as sempre-vivas ficam “maduras”.

O brasiliense já tinha se classificado nessa competição em outros anos e chegou a ser jurado, mas essa foi a primeira vez em que alcançou o primeiro lugar. Ele foi o único brasileiro no pódio em todas as categorias, que teve vencedores de Espanha, Estados Unidos, Polônia, Austrália, Cingapura e outros países.

O Epson International Pano Awards está em sua 14ª edição e é a maior competição de fotos panorâmicas do mundo. Os vencedores têm seu trabalho divulgado em centenas de publicações e recebem prêmios em dinheiro e produtos.

Outras competições

Com diversos trabalhos, Márcio Cabral também venceu outras competições, como:
• Sony — O maior concurso do mundo em termos de participação;
• Igpoty (International Garden Photographer of the Year) — O principal concurso de fotos de plantas, na Inglaterra;
• NPOTY (Nature Photographer of the Year) — Um dos principais concursos de natureza, na Holanda;
• HIPA — A maior premiação da fotografia mundial, em Dubai;
• MML (Memorial Maria Luiza) e o Montphoto — Os principais concursos de natureza da Espanha; e
• Nature’s Best Photography — A principal competição de fotografia de natureza, nos Estados Unidos.

 

 

R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri