Um atirador abriu fogo em uma universidade de Rotterdam, na Holanda, nesta quinta-feira (28). Duas pessoas morreram.
Segundo a polícia, o criminoso, um estudante, disparou contra alunos, professores e médicos e enfermeiros dentro de uma residência universitária e em um hospital de Rotterdam, a segunda maior da Holanda.
Policiais da cidade disseram que o mesmo homem abriu fogo em dois episódios diferentes:
- Ele primeiro abriu fogo dentro de uma residência estudantil da Universidade Erasmus, que fica perto do centro da cidade.
- Logo depois, o atirador foi até uma sala de aula do hospital universitário local e também efetuou disparos lá.
Uma mulher de 39 anos e um professor de 42 anos morreram. A filha da mulher morta, uma adolescente de 12 anos, também foi baleada e internada em estado grave, de acordo com autoridades.
O criminoso, que segundo a polícia era aluno da universidade, conseguiu fugir, mas foi encontrado e preso pela polícia cerca de duas horas depois.
Ainda segundo a polícia, houve incêndios, já controlados, nos dois locais onde o atirador abriu fogo. Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram fumaça e correria dentro do campus universitário.
Pessoas aguardam do lado de fora de centro médico alvo de disparos na cidade de Rotterdam, na Holanda, em 28 de setembro de 2023 — Foto: Piroschka van de Wouw/REUTERS
A polícia disse que ainda investigará as causas do ataque.
A Holanda tem vivido um aumento da violência nos últimos meses.
“Hoje é um dia muito ruim para a Holanda”, disse o Ministro da Justiça e Segurança do país, Dilan Yesilgoz.