O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, comentou nesta sexta-feira (05), que espera ter, até o dia 28 de fevereiro, 100 mil pessoas vacinas em João Pessoa.

De acordo com Rocha, neste sábado ou domingo, devem chegar novas doses de imunizante e distribuição será iniciada imediatamente. “As campanhas estabelecem vacinação para os idoso acima de 85 anos, não acamados, que são um grupo de risco grande, além disso, vamos continuar a vacinação da população envolvida no combate à pandemia, que são os profissionais de saúde”, destacou.

Até o momento, de acordo com o secretário, já são aproximadamente 20 mil pessoas vacinadas. “Registramos no SUS e no portal da Transparência 10 mil, são sistemas que não se comunicam e, por isso, o trabalho de inserção dos dados tem que ser feito duas vezes”, comentou.

O secretário garantiu que pretende ampliar a vacinação e alertou às pessoas para que, mesmo depois de vacinar, não se aglomerem. “Não pode facilitar em nada, não aglomerar, continuar usando máscara, tomando os cuidados com a higiene pessoal, pois não significa que naquele momento está imune. Vai levar pelo menos 25 dias para os primeiros anticorpos e ter uma eficácia de 50%, na segunda dose a eficácia aumenta”, explicou.

Grupos prioritários

“Vamos seguir o bom senso, cumprindo rigorosamente o Programa Nacional de Imunização (PNI) e vacinar o Grupo 1, que são profissionais de saúde e idoso, acamados ou não. Os outros grupos serão vacinados em breve, a perspectiva é boa e depois da primeira quinzena de fevereiro está prevista a chegada de muita vacina. Espero terminar fevereiro com 100 mil pessoas vacinas em João Pessoa. Vamos fazer isso com muita ação e planejamento”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 − nove =