Bloco Destaque 1Bloco Principal 1

Astronauta da Apollo 8 morre em acidente aéreo aos 90 anos

William Anders, o ex-astronauta americano que capturou uma foto histórica da Terra no espaço há mais de 55 anos, morreu em um acidente de avião na sexta-feira (7), aos 90 anos, anunciou sua família.

Anders pilotou um avião de pequeno porte que caiu na costa do estado de Washington na manhã de sexta-feira, disse seu filho à imprensa americana. Ele estava sozinho na aeronave.

O xerife Eric Peter informou à AFP que equipes estavam realizando buscas na área, mas ainda não encontraram nenhum corpo.

Membro da missão Apollo 8 em dezembro de 1968, Anders se tornou um dos primeiros humanos a chegar à Lua, junto com os americanos Frank Borman e James Lovell.

A tripulação orbitou o astro dez vezes sem terra, antes de retornar com sucesso à Terra em 27 de dezembro daquele ano.

Em uma órbita das luas, Anders capturou uma foto da Terra azul brilhante em meio a vasta escuridão do espaço, com a superfície de crateras da Lua em primeiro plano.

Conhecida como “Earthrise”, a fotografia aparece frequentemente em listas de imagens históricas importantes e foi incluída no livro “100 Fotografias que Mudaram o Mundo”, da Life Magazine.

“Em 1968, durante a Apollo 8, Bill Anders ofereceu à humanidade um dos presentes mais profundos que uma astronauta pode dar”, escreveu o diretor da Nasa, Bill Nelson, na rede social X.

“Ele passou até os limites da Lua e nos ajudou a ver outra coisa: nós mesmos. Ele incorporou as lições e o propósito da exploração. Sentiremos falta dele”, acrescentou Nelson.

Nascido em 17 de outubro de 1933 em Hong Kong, Anders formou-se na Academia Naval dos Estados Unidos e mais tarde obteve o título de mestre em engenharia nuclear.

Após seu período como astronauta, ocupou cargos governamentais relacionados à tecnologia, tornando-se notavelmente o primeiro presidente da Comissão Reguladora Nuclear (NRC, na sigla em inglês) e mais tarde ocasionalmente como embaixador dos EUA na Noruega.

 

www.folhape.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri