Artistas de k-pop no serviço militar: entenda por que cantores cumprem treinamento na Coreia do Sul
Em 2020, a Coreia do Sul até aprovou um projeto de lei que adiava o serviço militar pros artistas de k-pop. Mas o adiamento não significa cancelamento. E pouco a pouco, o dia de alistamento dos artistas foi chegando e eles, agora, estão trocando um exército – o de fãs – por outro – o do país.
Primeiro, foi o Jin, do BTS, em 2022. Depois, o J-hope. E agora, foi a vez de Kai, da banda Exo, anunciar que inicia o processo em 11 de maio.
Os fãs dos artistas prometem que vão aguardar, se reúnem na porta do centro de treinamento nos quais os artistas vão se alistar e ficam de olho em toda e qualquer postagem que eles façam nas redes contando como vão seus dias no exército.
Essa é a forma com a qual eles encontraram para lidar com algo que não tem como lutar, já que na Coreia do Sul, o serviço militar é obrigatório pra todos os homens aptos entre 18 e 28 anos de idade. Eles ficam de 18 a 21 meses em um sistema de recrutamento.
O treinamento envolve tiros com armas, lançamento de granadas, prática de marcha entre outras atividades.
Jin, do BTS, completa cinco meses de treinamento militar básico — Foto: Reprodução/Weverse
A principal razão pra tudo isso é que a Coreia do Sul esteja pronta para se defender de ataques da Coreia do Norte. Os dois países vivem em constante tensão há décadas.