Bloco Principal

Apreensão de cocaína na Amazônia Legal triplica em 4 anos, indica estudo

A apreensão de drogas disparou nos últimos quatro anos nos nove estados da região Norte que compõem a Amazônia Legal: Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão. É o que aponta novo levantamento publicado nesta quinta-feira (30) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Segundo o estudo “Cartografias da Violência na Amazônia”, o aumento das apreensões é um dos indicativos da expansão das organizações criminosas no Brasil, que têm intensificado a atuação violenta na região.

A Amazônia Legal é uma área delimitada em 1953 por lei federal com o objetivo de criar políticas para desenvolvimento socioeconômico. Ela é formada pelo total de 772 municípios.

  • Polícia Federalo órgão apreendeu 32 toneladas de cocaína nos estados da Amazônia Legal em 2022. O valor aponta crescimento de 184,4% quando comparado ao ano de 2019, quando 11,3 toneladas foram apreendidas.
  • Polícia Rodoviária Federal: o crescimento de apreensões foi ainda maior. As 28,6 toneladas de cocaína apreendidas em 2022 representam aumento de 777,4% em relação a 2019 (3,3 toneladas).
  • Polícias estaduais: o volume de cocaína apreendido também saltou 194,1% no período, passando de aproximadamente 7 toneladas, em 2019, para 20,4 toneladas em 2022.
  • Exército e Marinha: o estudo chama atenção para o fato de que as apreensões realizadas pelo Exército e pela Marinha têm volume baixo diante da magnitude dos dados das forças policiais: a soma de cocaína e maconha apreendidas no último ano por ambos os órgãos não chega a 4 toneladas.

 

Segundo os pesquisadores, não é possível somar volumes apreendidos por cada força, uma vez que as apreensões da PRF costumam ser encaminhadas à Polícia Judiciária Federal, e parte das apreensões eventualmente decorre de operações conjuntas.
g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
slot gacor hari ini
situs slot luar negeri