Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

Hoje vai ser uma festa, bolo e guaraná muito doce pra Xuxa… É o aniversário de 59 anos da loura, uma das apresentadoras que marcaram a história da televisão brasileira. Nos 37 anos em que esteve à frente de programas voltados para súditos das mais diversas idades, a eterna Rainha dos Baixinhos arrancou gargalhadas e lágrimas de emoção de seu público, emplacou hits, ensinou coreografias e protagonizou momentos marcantes, alguns deles difíceis. O EXTRA selecionou dez para recordar neste 27 de março.

Leia também: Xuxa marca live com Moderninho e promete ler cartinhas: relembre ajudantes da apresentadora

1. No início dos anos 80, quando foi convidada por Maurício Sherman para comandar o “Clube da criança”, na extinta TV Manchete, Xuxa protagonizou um momento curioso, que virou meme décadas depois: “Senta lá, Claudia”. Sem a ajuda de assistentes de palco — depois, na Globo, ela teve a companhia das Paquitas —, e às voltas com a criançada elétrica, ela lançou a frase para uma menininha se acalmar num canto, pra ela poder continuar a apresentação do programa. Recentemente, descobriu-se que, na verdade, a tal menina, na verdade, se chamava Érica.

 

 

2. No “Xou da Xuxa”, seu primeiro programa na TV Globo, a gaúcha conquistou de vez os baixinhos. Um dos programas mais lembrados é o especial de Natal de 1988, em que ela recebeu no palco Ayrton Senna. Na ocasião, o saudoso campeão de Fórmula 1 ficou tão vermelho quanto as marcas de batom que Xuxa espalhou por todo o seu rosto, na frente de todo o Brasil. Ela o chamou de “gracinha”, “melhor amigo” e “vencedor”. O casal ficou junto por dois anos.

 

 

3. Em junho de 1990, a loura lançou o filme “Lua de cristal”, que acompanhou o grande sucesso de seu primeiro longa-metragem, “Super Xuxa contra o Baixo Astral”, de 1988. Na história, ela fez par romântico com Sérgio Mallandro e alcançou a maior bilheteria dos 12 filmes de sua carreira, com 5 milhões de ingressos vendidos. A música-tema foi regravada em inglês e espanhol.

 

Cartaz do filme
Cartaz do filme “Lua de cristal”, com Xuxa e Sérgio Mallandro Foto: Reprodução

 

4. O “Xou da Xuxa” saiu do ar no dia 31 de dezembro de 1992. O programa especial, com mais de duas horas de duração, reuniu convidados especiais, amigos de infância, colegas de trabalho e parentes da apresentadora. Em meio a muita emoção, uma saia justa: Luiz Floriano Meneghel, pai da apresentadora, apareceu no palco. Na época, Xuxa não falava com ele havia alguns anos por conta de uma traição a sua mãe, Alda. Ao vê-lo, a loura chorou muito, de cabeça baixa, e mal o abraçou, constrangida.

 

 

5. Em 14 de dezembro de 1997, Xuxa surgiu na companhia do então namorado Luciano Szafir, no palco do “Domingão do Faustão”, para anunciar que estava grávida de sua primeira e única filha. A notícia foi muito festejada pela plateia do programa e por todo o Brasil, que assistia.

 

 

6. Em 11 de janeiro de 2001, nos Estúdios Globo, um curto-circuito provocou um incêndio que destruiu o cenário do “Xuxa Park”, que estreou em 1994. Por muito pouco, a apresentadora não entrou na nave, onde o fogo começou. O acidente deixou 26 feridos, alguns em estado grave.

 

 

7. O nascimento de Sasha Meneghel, em 28 de julho de 1998, foi noticiado até pelo “Jornal Nacional”. Então empresária de Xuxa, Marlene Mattos gravou o parto realizado num hospital particular do Rio, e o telejornal da Globo dedicou um bom espaço ao acontecimento.

 

 

8. Xuxa foi a primeira famosa a entrar na casa do “Big Brother Brasil”, em 2002. “Eu queria brincar, dar dica para todo mundo. Queria dar dicas e não podia. Então, eu falava bem baixinho ‘Gente, toma cuidado’. Muito burra eu! (risos)”, recordou a loura durante uma participação no “Encontro com Fátima Bernardes” em janeiro do ano passado.

 

 

9. Dez anos depois, em maio de 2012, no quadro “O que vi da vida”, no “Fantástico”, a apresentadora contou que foi abusada sexualmente da infância até os 13 anos. Segundo ela, os abusos foram feitos por seu padrinho, um professor da escola e até mesmo um homem que iria casar com a sua avó. A revelação chocou os fãs. Xuxa afirmou que nunca havia contado a história com medo de as pessoas “olharem para ela de maneira diferente”.

 

 

10. Em agosto de 2015, a loura estreou na RecordTV, emissora em que comandou o programa “Xuxa Meneghel” nas segundas-feiras à noite, ao estilo “Hebe”, e dois anos depois o “Dancing Brasil”, com famosos em disputas de dança. Xuxa se desligou da emissora em 2020, e agora aguarda o lançamento de um documentário do Globoplay sobre sua vida, dirigido por Pedro Bial.

 

Xuxa caracterizada como Marilyn Monroe no
Xuxa caracterizada como Marilyn Monroe no “Dancing Brasil” Foto: Reprodução

 

 

Compartilhe e nos ajude a continuar com o projeto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × dois =