Ibama desativa garimpo ilegal na Terra Yanomami com pista de pouso, sede administrativa e restaurante
Uma ação do Ibama contra o garimpo ilegal em Território Yanomami destruiu um acampamento que tinha até bingo no meio da floresta.
A ilegalidade escancarada em fotos: tem sala de administração, um cardápio de serviços diversos, com encomendas, peças em geral, internet e comida variada. As refeições seguem horários bem definidos.
Em alguns locais, somente os “funcionários” podem entrar. O garimpo que ainda ocupa a Terra Yanomami faz até sorteio de telefone e carro. Cartela de bingo por cinco gramas de ouro.
Ibama desativa garimpo ilegal na Terra Yanomami com pista de pouso, sede administrativa e restaurante
Agente mostra aeronave encontrada em garimpo que já havia sido apreendida — Foto: JN
Os bancos foram retirados para dar mais espaço para a carga. É assim que minérios como a cassiterita deixam a reserva Yanomami para ganhar o país e o mundo em remessas ilegais.
Todo o acampamento encontrado na operação foi destruído, incluindo o avião com matrícula adulterada.
A Operação Yanomami já destruiu mais de 200 acampamentos de garimpeiros. No último dia 6 de abril, a Força Aérea Brasileira desativou o corredor aéreo, aberto em fevereiro para a saída voluntária de garimpeiros da reserva. Agora, apenas aviões e helicópteros militares ou a serviço de órgãos públicos envolvidos na operação podem sobrevoar a área.
A operação para expulsar os garimpeiros da reserva Yanomami não tem prazo para terminar.
G1