Uma bebê de dois anos morreu nesta quinta-feira (30) após se engasgar com uma uva, em Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa.
De acordo com a chefe do Núcleo de Medicina e Odontológia Legal (Numol/IPC) de João Pessoa, Cristiane Helena, a criança foi socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento do município mas não resistiu. A morte da criança foi causada por asfixia após o engasgo.
Conforme apurou o ClickPB, o Instituto de Polícia Científica (IPC) disse que o corpo da menina foi examinado e liberado para velório.
Saiba como agir em caso de engasgo em bebês
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Ligue ou peça para alguém ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros, telefone 193 ou Samu, telefone 192.
CLICKPB