Brasília (DF) – O presidente Luís Inácio “Lula” da Silva (PT), enviou uma mensagem oficial para os novos comandantes do Congresso Nacional em 2025, Hugo Motta (Republicanos) na Câmara e Davi Alcolumbre (União) no Senado, na tarde desta segunda-feira (3).
O discurso de abertura do ano legislativo, destacou os avanços indicados pela gestão e reafirmou o compromisso com a democracia, o respeito às instituições e o desenvolvimento econômico inclusivo. Durante sua fala, o presidente ressaltou a importância da parceria com o Congresso Nacional para a reconstrução do Brasil.
O presidente iniciou seu discurso parabenizando o Congresso Nacional pela colaboração na retomada do crescimento econômico e social do Brasil. Ele destacou os números do Produto Interno Bruto (PIB), que em 2023 cresceu 3,2%.
“A economia brasileira cresce de forma sustentável, impulsionada pelo aumento dos investimentos, do consumo e das exportações”, afirmou o presidente. Segundo ele, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,2% em 2023 e deve alcançar 3,5% em 2024, superando as projeções do mercado e colocando o Brasil entre as economias de maior crescimento global.
A geração de empregos também foi uma das conquistas enfatizadas pelo governo. Em dois anos, de acordo com Lula, foram criados mais de três milhões de postos de trabalho, com destaque para o recorde de empregos formais em todos os setores. O desemprego caiu para os menores níveis da série histórica, e o salário mínimo teve ganhos reais, superando a inflação.
No campo social, o governo apresentou avanços na erradicação da fome e da pobreza. De acordo com o presidente, 24,4 milhões de brasileiros saíram da situação de insegurança alimentar, e o Brasil alcançou os menores índices de pobreza já registrados. Em relação ao Bolsa Família, o presidente destacou que R$ 170,4 bilhões foram transferidos às famílias em 2024, o que representa o maior valor da história do programa.
Outro ponto importante do discurso foi a ênfase nas políticas voltadas para a inclusão e a valorização das populações tradicionais e vulneráveis. Foram tituladas 32 terras quilombolas e homologadas 13 terras indígenas desde 2023. Além disso, o governo anunciou o lançamento do Plano Juventude Negra Viva, destinado a promover a igualdade de oportunidades para a juventude negra.
Ao final, o presidente reafirmou o compromisso de seu governo com a construção de um Brasil mais justo, próspero e sustentável, destacando os avanços obtidos em diversas áreas e a importância da continuidade da colaboração com o Congresso Nacional e outros setores da sociedade para que o Brasil siga avançando em direção ao futuro.
MaisPB