A programação no Natal na Usina de sábado,14, traz um momento único para João Pessoa: uma homenagem a Pedro Osmar, preparada por integrantes do Musiclube da Paraíba, uma entidade que, durante muito tempo, atuou como uma escola para muitos artistas e que iniciou a discussão sobre arte e políticas culturais.
A homenagem será na Tenda da Música, às 20h, com a presença de Pedro Osmar e vai reunir nomes como Adeildo Vieira, Glaucia Lima, Kennedy Costa, Naldinho Freire, Paulo Ró, Roberto Araújo, Seu Pereira, Totonho e o Coral Voz Ativa.
O Natal na Usina – 11ª Edição é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, em parceria com a Evoé, apoio do Instituto Energisa, patrocínio do Banco do Nordeste, patrocínio master na Energisa e realização do Governo Federal – União e Reconstrução.
O Musiclube no Natal
Criado em 1981 por Pedro Osmar e diversos artistas paraibanos, o Musiclube desenvolveu suas atividades em bairros periféricos de João Pessoa, com a proposta de preservar a identidade cultural dessas comunidades, além de discutir políticas públicas culturais, cidadania e a democratização da programação das emissoras de rádio da Paraíba.
O Musiclube também difundiu a ideia de instalação de uma estrutura de funcionamento de casas populares de cultura nos bairros, por acreditar na força da educação capaz de unir os interesses de artistas e da população aos pensamentos mais avançados do movimento popular organizado.
Rieg no Palco Bonde
No Palco Bonde, às 21h, a programação traz performance artística com Rieg, músico que também atua como VJ e valoriza uma jornada que abrange música, videoarte e artes visuais, vivenciando uma trajetória diversificada marcada por contribuições criativas em diversas esferas.
Totonho e o Baile da Pomba Gira
A noite de sábado ainda tem show de Totonho, na Sala Vladimir Carvalho, às 22h. O cantor e compositor apresenta ‘Baile da Pomba Gira’, um mergulho afirmativo nas músicas das religiões de matriz africana que tocaram no rádio nos últimos 50 anos, com o intuito de popularizar, com sumo respeito, a trajetória Afro Tupy, seus Ogãs e Zeladores de Santo.
A apresentação, em formato de baile, utiliza tambores de santo, batidas eletrônicas e metais, com a perfomance de “As Cabritas”, formação que reúne Ruana Gonçalves, Paula Sentis e Priscila Fernandes. A banda ainda conta com Ernani Sá (guitarra), Chico Limeira (baixo), produção musical de Victorama e a participação de Novinho, Cassicobra e Metais do Ska Jazz Foundation.
Contação de histórias, circo e coral
O domingo (15) começa às 16h, com uma programação voltada para o público infantil, em mais uma sessão do Castelo de Histórias. Em seguida, às 17h, o Gran Circo Los Iranzi faz uma apresentação circense na Sala Vladimir Carvalho.
Encerrando o final de semana no Natal da Usina, às 18h, o Palco Bonde recebe o Encontro de Mestras e Mestres do Coco de Roda do Nordeste, atividade realizada pelo Iphan, dentro do processo de patrimonialização do coco de roda.
Usina Cultural Energisa
Localizada na antiga sede da primeira subestação da capital da Paraíba, a Usina Cultural Energisa é um exemplo de ocupação cultural dos típicos galpões industriais construídos no início do século XX.
Desde a sua criação, em 2003, o equipamento já recebeu mais de 5 mil iniciativas culturais, tendo como destaques o Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport).
Ainda tem o Prêmio Energisa de Artes Visuais, o Fest-Aruanda, além dos Projetos Viva Usina e o tradicional Natal na Usina, realizados anualmente com o patrocínio do Grupo Energisa.
Uma programação permanente ocupa os espaços Galerias de Arte, Tenda da Música e sala Vladimir Carvalho, dedicados às artes plásticas, música, literatura, teatro, audiovisual, entre outras linguagens. A Usina ainda conta com o Café da Usina e uma belíssima área externa ideal para festivais e feiras criativas.
Endereço: Av. Presidente Epitácio Pessoa, nº 243, Tambiá, João Pessoa (PB)
Horário de funcionamento: Administrativo – segunda a sexta das 07h30 às 17h30 e Programação Cultural – quinta a domingo das 10h às 22h