Justiça adia julgamento de processo que pede mudança do nome de João Pessoa
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) adiou o processo que pede a realização de um plebiscito para definir o nome da capital da Paraíba. O mandado de injunção está sob relatoria do desembargador Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, que solicitou o adiamento para a próxima sessão em razão de sua ausência.
O processo foi pautado para a sessão do Pleno do TRE-PB desta segunda-feira (2). A expectativa é de que o processo retorne à pauta de julgamento já na próxima sessão.
O procurador da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Newton Sobreira Vita, solicitou também habilitação no processo para poder fazer sustentação oral e requereu que o julgamento fosse adiado.
Em outubro de 2023 a procuradora regional eleitoral, Acácia Suassuna, deu seu parecer para que os autos fossem remetidos ao Tribunal de Justiça da Paraíba. No entendimento da representante do Ministério Público, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba não teria competência para julgar o pedido.
O pedido para realização de um plebiscito que poderá mudar o nome de João Pessoa foi protocolado pelo advogado paraibano Raoni Vita. Ele argumenta que o pedido foi feito com base em uma lei do Estado da Paraíba logo após a última mudança, em 1930. No entanto, a lei que previa um plebiscito para saber qual nome é aprovado pela população nunca foi colocada em prática.
PARAÍBA.COM