Ibovespa despenca e cai quase 3%, após decisões de juros no Brasil e EUA
Na véspera, o principal índice do mercado de ações brasileiro caiu 0,77%, aos 100.221 pontos.
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em forte queda nesta quinta-feira (23), com os investidores repercutindo a decisão de juros nos Estados Unidos e no Brasil e a retomada das importações de carne bovina brasileira por parte da China.
O Brasil se descolou de Wall Street por conta da falta de perspectiva de diminuição dos juros e aumento dos ruídos de conflito entre o governo e o Banco Central.
Às 15h52, o índice caía 2,89%, aos 97.372 pontos. A última vez em que tinha operado abaixo dos 100 mil pontos foi em julho de 2022. Veja mais cotações.
O que está mexendo com os mercados?
Os resultados de juros, tanto nos EUA como no Brasil, vieram dentro das expectativas de mercado. O Fed divulgou nesta quarta-feira a decisão de elevar em 0,25 ponto percentual a taxa de juros dos EUA, para uma faixa de 4,75% a 5%.
Na divulgação, o Fed citou a turbulência que atingiu o sistema bancário norte-americano, com a quebra dos bancos médios Silicon Valley Bank e Signature Bank, além da crise enfrentada pelo First Republic Bank, que recebeu socorro bilionário de outros 11 bancos.