PB lidera crescimento no Nordeste e alcança segundo maior índice de vendas no Brasil, revela IBGE
A Paraíba é o estado do Nordeste com o maior crescimento em volume de vendas do comércio varejista, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados nesta terça-feira (12) pelo IBGE. O crescimento de 12,2% no volume de vendas, até o mês de setembro, superou a média nacional de 4,8%, posicionando o estado como o segundo maior crescimento do país, atrás apenas do Amapá, que obteve 20,3%.
Em comparação com setembro de 2023, o crescimento foi significativo: o volume de vendas aumentou 13% e a receita nominal subiu 14,7%, os segundos maiores índices do Brasil, apenas abaixo do Amapá, que teve variações de 14,5% e 18,4%, respectivamente.
Em termos de variação acumulada em 12 meses, a Paraíba obteve um crescimento de 4,8% no volume de vendas, superando a média nacional de 3,9%. Na receita nominal, o crescimento foi de 7,2%, em linha com o índice nacional.
O comércio ampliado, que inclui setores como veículos, motos, material de construção e atacado de alimentos, também apresentou bons resultados na Paraíba. Em setembro, o volume de vendas nesse setor cresceu 12,9%, e a receita nominal teve alta de 16,6%, superando a média nacional, que foi de 3,9% e 7,3%, respectivamente.
No acumulado de janeiro a setembro de 2024, o setor ampliado da Paraíba registrou crescimento de 11,2%, novamente acima da média nacional de 4,5%.
O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, atribuiu os bons resultados à gestão fiscal equilibrada do governo estadual, que tem investido em áreas estratégicas como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
Segundo Laureano, “continuar os incentivos fiscais para o setor privado como forma de atrair novos negócios e elevar a geração de emprego e renda para a população, prover uma política de assistência social para atender a população mais vulnerável, além da manutenção de pagamento da folha e dos fornecedores em dia, que também ajudam o desempenho do varejo”.
Portal T5