Um VLT atingiu um carro que tentava atravessar a linha férrea na manhã desta quinta-feira (17) no bairro Ilha do Bispo, em João Pessoa. O carro foi atingido na lateral e arrastado por alguns metros (veja vídeo ao fim da matéria).
O Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local para prestar os primeiros atendimentos. Apesar do susto, o motorista e as demais duas ocupantes do veículo, uma mulher e uma criança, não precisaram de atendimento médico no local. O VLT não seguiu viagem e retornou com os passageiros para a estação de partida.
O motorista do carro admitiu que teria feito uma conversão por dentro da linha do trem para cortar caminho e que estava com os vidros do veículo fechados e não ouviu o apito do trem.
Em entrevista à RTC, moradores da Ilha do Bispo informaram que acidentes na localidade são frequentes e cobraram mais sinalizações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), além de um funcionário para direcionamento do trânsito.
“Está acontecendo acidente aqui desde que tiraram o rapaz que ficava na guarita. A gente que é motorista as vezes ta certo e acontece o acidente. A gente pede que providencie um rapaz para voltar a ter aqui alguém com a responsabilidade de acionar e avisar os motoristas quando vem o trem”, disse Aline Lopes, moradora.
Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o local possui a sinalização exigida pela legislação.
“A CBTU João Pessoa reitera que o sistema de segurança do tráfego ferroviário é seguro, eficiente e está em consonância com a legislação vigente. A Companhia esclarece que qualquer incidente envolvendo o sistema ferroviário pode ser evitado por motoristas e pedestres com o simples respeito às normas e condutas de segurança nas proximidades da via férrea”, diz trecho da nota.
Por causa do acidente, o trânsito ficou lento na região. A CBTU não informou se houve alteração nos horários das viagens.
Portal T5