A ponte que ligará o Parque das Três Ruas, nos Bancários, ao anel externo da Universidade Federal da Paraíba, no bairro Castelo Branco, poderá ter o trânsito liberado para fluxo até o início do mês de novembro. A previsão foi detalhada pelo diretor de operações do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), Armando Marinho.
No fim do mês de setembro foi realizada a pavimentação asfáltica da ponte e atualmente está sendo realizada a construção das rotatórias nas cabeceiras da ponte. Após isso, o local deverá receber sinalização de trânsito vertical e horizontal.
A Ponte das Três Ruas é orçada em mais de R$ 15,4 milhões e está sendo feita pela construtora Plinio Cavalcante.
Histórico da Ponte das Três Ruas
O início da obra se deu em novembro de 2022, como trouxe o ClickPB. Foram construídas 30 vigas para a ponte, que terá mais de 100 metros de comprimento. Cada viga pesa em média 45 toneladas.
Serão ‘ligadas’ as ruas general Alfredo Floro Cantalice e bancário Waldemar de Mesquista Accioly (ambas no Parque das Três Ruas) a rua Tabelião Estanislau Eloy, o ‘anel externo’ do campus I da UFPB.
A perspectiva era de que a ponte fosse inaugurada ainda no primeiro semestre de 2024, porém ocorreu atraso. De acordo com o Governo da Paraíba, devido as chuvas.
“Não entregamos ainda já aquela obra por conta das chuvas, porque falta fazer somente os dois aterros da cabeceira da ponte. Mas você só consegue fazer isso se não tiver chuva. Se tiver chuva você não consegue realizar terraplenagem”, explicou o governador João Azevêdo
Obra terá nome do primeiro engenheiro do DER
Um projeto de lei do poder Executivo definiu que a ponte terá o nome do fundador e primeiro Diretor Geral do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) da Paraíba, o engenheiro Serafim Rodriguez Martinez.
CLICKPB