Núcleo Socioambiental do TJPB capacita mais de 250 pessoas em práticas sustentáveis
Com o objetivo de impulsionar a conscientização, promover a educação ambiental e catalisar ações tangíveis para preservar o meio ambiente e fortalecer os vínculos sociais no âmbito do Poder Judiciário estadual, o Núcleo de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça da Paraíba, já capacitou 260 pessoas do TJPB em práticas sustentáveis.
A coordenadora do Núcleo, Renata Grigório, explicou que foram realizadas sete capacitações, até o momento, sobre sustentabilidade e resíduos sólidos, envolvendo magistrados, servidores, motoristas e terceirizados, por meio da Escola Superior da Magistratura (Esma).
“O principal objetivo dos treinamentos é promover iniciativas focadas na proteção ambiental e conscientizar tanto o jurisdicionado quanto os servidores sobre a importância de um ambiente saudável”, destacou Renata Grigório.
Segundo pontuou, até o final de 2024, estão programados dois webinários: um sobre a emissões de gases de efeito estufa e outro sobre o inventário de emissões do Tribunal, para divulgar o relatório sobre o tema, que está em fase de revisão.
Com as capacitações feitas até o momento, Renata Grigório ressaltou as mudanças nos hábitos dos colaboradores em relação à conscientização socioambiental como, por exemplo, nos Fóruns, onde registrou-se um movimento de sensibilização com a redução do consumo de copos, papel e descarte correto do lixo.
PARAÍBA.COM