A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e do Departamento de Educação Infantil (DEI), realiza, nesta sexta-feira (6), a partir das 9h, a abertura de uma exposição de arte cujo tema é ‘Estado de poesia: para viver e sentir’. O evento acontece na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, no bairro Altiplano, e faz parte do 4º Festival de Arte na Primeira Infância (Fapi). A exposição pode ser vista das 9h às 16h, até o dia 30 de outubro.
Nesta etapa do Fapi algumas unidades de Educação Infantil participaram de uma imersão com o gênero poesia mediada por escritores, artistas e professores/as do município de João Pessoa. A produção final desta imersão é o que compõe a exposição.
“Convidamos a todos para “transver o mundo”, como diria Manoel de Barros, uma jornada de escuta… e de apreciação de obras poéticas. Que sejam ouvidas, sentidas e eternizadas nas diversas formas de expressão artística”, disse a diretora do DEI, professora doutora Maria Sonaly Machado de Lima.
As unidades de ensino da Rede Municipal que participaram deste processo de criação com seus mediadores foram as seguintes: Ninhos do Saber Nossa senhora da Penha, Santa Clara, Santa Clara, Márcia Suênia, Arlete de Almeida Nunes, Júlia Ramos, Maria Emília, Daura Santiago, Boa Esperança, Margarida Maria Alves, Escolas Municipais Dom Marcelo Pinto Cavalheira e Ruy Carneiro.
Durante o mês de setembro as crianças das unidades de Educação Infantil: CMEIs e escolas vão visitar a exposição e participarão de oficinas envolvendo experiências artísticas.
Na próxima segunda-feira (9) as crianças vão assistir ao espetáculo ‘Lobo bobo’, às 9h, no Teatro Ednaldo do Egypto. E nos dias 14, 21 e 28 setembro visitam a exposição ‘Arte popular do artesanato paraibano’, no Hotel Globo, às 9h.
PARAÍBA.COM