Cotado para presidir BC, Galípolo antecipa volta a Brasília e fica de ‘sobreaviso’ a pedido de Lula
Cotado para ser indicado à presidência do Banco Central (BC), o economista Gabriel Galípolo antecipou o retorno a Brasília nesta segunda-feira (26) a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apurou a TV Globo.
Atual diretor de Política Monetária do BC, Galípolo foi chamado a Brasília para ficar de “sobreaviso”, caso Lula decida oficializar a sua indicação, que terá de ser aprovada pelo Senado.
- Galípolo até o momento é o favorito para ser indicado como sucessor de Roberto Campos Neto à frente do BC. O atual titular da autoridade monetária encerra sua gestão em dezembro, após cumprir o mandato de quatro anos.
Antes de confirmar a escolha de Galípolo, Lula tenta acertar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), uma data para a sabatina do economista na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
🔎De acordo com a legislação, para assumir o cargo, o indicado pelo presidente da República para chefiar o BC precisa ser sabatinado e receber o aval do Senado.
Ministros da área econômica querem convencer Lula a anunciar Galípolo ainda nesta semana. Assim, ele poderia ser sabatinado já na semana que vem, a última com trabalhos presenciais no Senado antes das eleições municipais.
Depois, a sabatina e aprovação de Galípolo podem ficar só para novembro, o que não é desejável pelo governo.
No momento, os parlamentares estão concentrados em apoiar os candidatos de suas regiões, o que reduzir o ritmo de atividades do Congresso Nacional.
G1