10ª ExpoPrata termina neste domingo; evento fortalece caprinocultura na Paraíba
A 10ª Exposição de Caprinos e Ovinos de Prata (ExpoPrata), um dos maiores eventos do gênero no Nordeste, realizado na cidade de Prata, no Cariri do estado termina neste domingo (25). O evento, que teve início na última quarta-feira (21) e conta com o apoio do Governo da Paraíba, reúne expositores, criadores e empresários de cinco estados, reforçando a importância da caprinocultura para a economia regional. A ExpoPrata também conta com atividades culturais, como o Festival de Violeiros e o Concurso de Gastronomia, além da 17ª etapa do Circuito Apacco 2024, que promove a melhoria genética dos rebanhos.
De acordo com dados do Censo Agro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Paraíba é o maior produtor de leite de cabra do Brasil com um rebanho caprino de 19.397 cabeças. Segundo dados da pesquisa, 72% do total de leite de cabra produzido é comercializado, gerando um faturamento de R$ 7,6 milhões.
“A gente tem destinado uma atenção especial à caprinocultura, reconhecendo sua importância para a economia local e o desenvolvimento sustentável do Cariri. Também investimos em pesquisas para melhorar a qualidade e a produtividade no setor e apoiamos eventos como este, que reúnem criadores, técnicos e pesquisadores em busca de crescimento e inovação,” afirmou Lucas Ribeiro.
A primeira-dama do município de Prata, Isadora Araújo, que acompanhou a visita, agradeceu a presença do vice-governador e o apoio que a gestão tem dado aos produtores. “Com a ajuda do governo, conseguimos melhorar nossas práticas e aumentar a qualidade da produção. Esse apoio não só ajuda a nossa economia, mas também fortalece a nossa identidade, que é a criação de cabra e toda essa cadeia produtiva. É isso que estamos mostrando aqui na ExpoPrata, a força e a importância da caprinocultura para nossa região,” afirmou.
PARAÍBA.COM