João Pessoa sedia competição internacional da NASA; saiba como participar
João Pessoa sedia nos dias 04, 05 e 06 de outubro de 2024 um evento internacional e oficial da Agência Espacial Americana, o NASA Space Apps Challenge. Apelidado na capital como NASA Space Jampa, o NASA Space Apps Challenge é uma competição internacional de inovação e ciência aberta realizada simultaneamente em várias cidades do mundo.
Trata-se de um hackathon – uma maratona de desenvolvimento tecnológico com duração de 48 horas ininterruptas – que convida uma comunidade global de tecnólogos, pesquisadores científicos, cidadãos, estudantes, engenheiros, artistas, desenvolvedores, designers, empreendedores, comunicadores, empresários, qualquer pessoa e suas habilidades diversas.
Os participantes recebem desafios reais desenvolvidos pela Agência Espacial Americana e, para solucionar os desafios, terão acesso a dados abertos de pesquisas da NASA e outras agências espaciais. A ideia é desenvolver soluções aplicáveis e de impacto para problemas diversos.
Dani Bezerra, líder do NASA Space Apps em João Pessoa, explica que o evento dialoga diretamente com tecnologia, inovação e tendências, mas também impacto social, já que a grande maioria dos desafios são pautados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
“No NASA Space Jampa tanto estudantes quanto profissionais podem participar, são cabeças de mundos diferentes pensando soluções criativas para desafios reais que podem virar negócios, soluções para resolver problemas da nossa cidade”, afirma Dani Bezerra.
A maratona acontece ao mesmo tempo em todo o mundo e é promovida há mais de 10 anos pela NASA’s Earth Science Division. Em João Pessoa, o evento ocorre pelo segundo ano consecutivo e, em 2024, será realizado de forma 100% presencial no hub de inovação Ilha Tech, co-realizador do hackathon na capital paraibana.
‘Venho da periferia, nunca imaginei ter meu nome na NASA e isso me abriu muitas portas’
“Sou líder do evento desde 2019, antes em Recife, e de 2023 pra cá, em João Pessoa. Minha responsabilidade é responder diretamente a organização global, liderar a equipe de voluntários locais e fazer o hackathon acontecer. Venho da periferia de Recife, nunca imaginei ter meu nome na NASA e isso já me abriu muitas portas, além de receber um prêmio com o selo do Pacto Global da ONU no Brasil pelo trabalho de igualdade de gênero nas edições que lidero. Graças a minha história no hackathon, incentivo outras mulheres a liderar o evento, duas novas cidades chegaram esse ano: Campina Grande-PB e Petrolina-PE”, ressalta Dani Bezerra, que é COO da Trêsbê Delas, aceleradora de negócios femininos e realizadora do hackathon em João Pessoa.
A líder acredita que um evento internacional e oficial da Agência Espacial Americana desenvolve cidadãs e cidadãos instigados em desenvolver o ecossistema de inovação, tecnologia e negócios da cidade.
“Todos que participam do evento, sejam maratonistas, pessoas mentoras, banca de avaliação e equipe de voluntários, recebem um certificado emitido pela organização global do evento, elas terão um certificado da NASA em seus currículos, e isso já garantiu melhores colocações profissionais para muita gente”, comenta.
Mas o evento só acontece com apoios e patrocínios, já que é 100% gratuito para quem participa. “Essas empresas terão a oportunidade de ganhar visibilidade como fomentadoras de empreendedorismo, de iniciativas inovadoras, de impacto e criativas em João Pessoa e no Brasil. Oportunidade de recrutar profissionais nas áreas de desenvolvimento de software, design, negócios e pesquisa científica, além do potencial de realizar ativações especiais e gerar relacionamento com leads aquecidos”, avalia Dani.
‘Transformar momentos em movimentos’
Ruy Lopes, o CEO do Ilha tech, co-líder do hackathon da Nasa em João Pessoa e especialista em inovação, planejamento estratégico e gestão de projetos, pontua que “eventos como esse, quando executados de forma consecutiva, fazem um efeito que chamamos de ‘transformar momentos em movimentos’, é como se a gente batesse um tambor que marca um ritmo pelo qual o ecossistema aprende. Assiduidade gera melhoria, profundidade. Esses eventos tem que se manter no nosso calendário fixo”, enxerga.
Para Lopes, que nos últimos quase 20 anos passou por 15 países, com experiência em mais de 60 projetos, além de movimentar o ecossistema de inovação, a realização do NASA Space Apps Challenge em João Pessoa traz capacitação para o cenário local.
“Um hackathon, quando bem executado, é um “crash course” em partes cruciais do desenvolvimento de um produto ou um negócio. Para os participantes, sendo a primeira vez em algo como isso ou não, você sai do outro lado mudado, mais competente, mais ágil na resolução de problemas, modelagem de soluções, validação de premissas, enfim, como dizia um grande chefe que eu tive ‘depois disso, problemas não serão o problema’”, brinca.
“O Ilha, junto com a Trêsbê DELAS e o SIN Group vão articular os apoiadores e engajar o ecossistema local para que esse evento seja lendário”, garante Ruy Lopes. “Esse é um evento que merece uma experiência sensacional, desde a sua preparação e engajamento, mas principalmente nos dias de execução, e para isso nós estamos fritando nossos cérebros”, diz o CEO do Ilha Tech.
O que é um hackathon?
Hackathon é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas, dias ou até semanas, a fim de explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware. No caso do NASA Space, os participantes irão solucionar desafios propostos pela Agência e terão acesso aos dados e pesquisas dela e de outras agências do mundo para ajudar na criação das soluções.
Quando as inscrições para o NASA Space Jampa estarão abertas?
Serão apenas 80 vagas para edição 2024, delas 50% para as mulheres. Para que isso aconteça será aberta uma pré-inscrição, com a seleção das 80 pessoas que participarão. As pré-inscrições abrem dia 1º de setembro no site do evento: www.nasaspacejampa.com.br
Quanto custa para participar?
R$ 0,00. O N.A.S.A Space Apps é um evento gratuito e voluntário, que é viabilizado através da dedicação da sua liderança, organização e mentores convidados. Além do suporte dos apoiadores e patrocinadores oficiais.
Eu preciso já ter um time?
Não. É possível tanto já se inscrever com um time formado, quanto formar seu grupo no primeiro dia, como acontece com a maioria dos maratonistas participantes.
Mas 48h para solucionar os desafios não é muito pouco?
O intuito principal da maratona são os aprendizados, conexões, amizades, práticas e boas memórias geradas durante a imersão. Comumente, a maioria dos grupos sempre consegue entregar suas soluções à tempo, mesmo que não tenham experiência com desenvolvimento, design ou negócios.
Quais serão os desafios?
Os desafios serão liberados pela NASA apenas uma semana antes do evento. Eles são divididos entre Terra e Espaço, além de nível inicial, intermediário e avançado.
Há premiações e recompensas?
Haverá premiações para as três equipes locais vencedoras. Os 10 premiados globais serão recebidos em um evento na Nasa, nos Estados Unidos, onde apresentarão seus projetos para convidados da Agência Espacial. Todos que terminam o hackathon e submetem seus projetos recebem certificado diretamente da plataforma global do evento.
Qual é o tema do NASA International Space Apps Challenge em 2024?
“O Sol Toca Tudo” é a temática do ano, em colaboração com o Divisão de Heliofísica da NASA (@NASASolarSystem), em celebração do Hélio Big Year, que está iluminando o amplo alcance do Sol e sua influência em todos os aspectos do meio ambiente. Esse tema destaca a interconectividade do Sol e como a sua presença atinge todas as comunidades em todo o mundo, espelhando o alcance da comunidade global do Space Apps.
MaisPB