O Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) começou nesta quinta-feira (20) e segue até o sábado (22), das 5h às 15h, com a expectativa de vender cerca de 10 mil mãos de milho, equivalente a mais de 520 mil espigas. O evento está em sua 8ª edição e promete ser um sucesso para os agricultores.
Durante o festival, os visitantes poderão encontrar uma vasta variedade de produtos agrícolas, muito milho, comida típica e regional, artesanato e forró. A abertura contou com apresentações do grupo de xaxado ‘As Cangaceiras de Lampião’ e o grupo Idosos em Ação.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Trigueiro, destacou a importância do evento: “O evento já é tradicional e, além de aquecer as vendas de milho e a economia da nossa cidade, também proporciona o escoamento da produção dos agricultores familiares que atuam na Cecaf. Hoje, primeiro dia, já deu muita gente, vendas a todo vapor desde muito cedo, antes mesmo da abertura oficial. Estamos monitorando a comercialização junto aos agricultores, mas acreditamos que essa edição vai superar todas as expectativas.”
Cleide Rodrigues, que está há seis anos na Cecaf, vende milho, coentro, abacaxi, alface e outras hortaliças, e intensificou sua produção para o festival. “É um evento muito bom, no ano passado as vendas foram excelentes e pelo que percebemos hoje, a procura está ainda maior este ano”, destacou.
Além da comercialização de produtos, o festival oferece serviços de saúde, como atualização do cartão de vacinas, testes rápidos e serviços odontológicos. Durante os dias de evento, as tradicionais feiras da agricultura, que ocorrem às quintas e sábados, funcionarão normalmente. Os artesãos da Cecaf também estarão presentes, oferecendo acessórios juninos para roupas, decoração, tiaras, chapéus, além de produtos em couro, chita, entre outros artigos.
Na parte gastronômica, além do essencial milho na palha, será possível encontrar canjica, pamonha, beiju, bolo de milho, macaxeira, caldinhos, bode, galinha guisada, arroz de leite, entre outros pratos regionais do Nordeste. O Festival do Milho, com sua rica programação cultural e culinária, promete não só fortalecer a economia local, mas também proporcionar momentos de lazer e cultura para a população.
Portal T5