João Pessoa apresentou a maior alta na média de preço de venda de imóveis residenciais entre as capitais do país, com 6,05% de aumento no acumulado deste ano. O dado é da nova pesquisa FipeZAP, divulgada nesta terça-feira (4), que mostrou também que, nos últimos 12 meses, a valorização dos imóveis registra 10,67%, o quinto maior percentual do país.
No recorte de maio deste ano, João Pessoa ficou entre as 15 capitais pesquisadas que registraram maior valorização. Na lista a cidade aparece em oitavo lugar com 0,92% ficando acima de importantes centros urbanos como São Paulo (0,72%); Porto Alegre (0,65%); Recife (0,60%); Fortaleza (0,59%); Brasília (0,52%); Manaus (0,38%); e Rio de Janeiro (0,29%).
Os municípios que tiveram as maiores altas foram Curitiba (1,88%); Goiânia (1,47%); Maceió (1,27%); Salvador (1,18%); Florianópolis (1,05%); Belo Horizonte (0,98%) e Vitória (0,94%).
Para o conselheiro do Creci-PB, Glauco Morais, o aumento era esperado. Ele afirma que outros crescimentos ainda virão em razão do superaquecimento do destino João Pessoa.
“Esse super aquecimento está refletido em todo o estado da Paraíba, mas João Pessoa tem atraído muitas pessoas de outros estados e com essa demanda crescente, os produtos sendo vendidos, a valorização é um processo natural”, frisou.
Ainda de acordo com a pesquisa e com base no comportamento dos preços de venda de imóveis residenciais em 50 cidades brasileiras, o Índice registrou um aumento de 0,74% em maio deste ano. Comparando o mês de março (0,64%) e abril (0,66%) o aumento foi de (0,89%) em relação ao imóveis de apenas um quarto. O crescimento das vendas foi menor de (0,41%) para imóveis com quatro ou mais dormitórios.
“Em relação aos imóveis de um quarto que compreende a quarto sala, studio, entre outros, pois são várias tipologias, também é fruto da carência de hotelaria que vem sendo suprindo nos últimos anos com esse tipo de apartamento. São pessoas que vêm morar e comprar uma unidade para ter o seu imóvel no paraíso chamado João Pessoa com a demanda maior de turistas ocupando esses espaços de sistema de locação o que faz com que investidores para colocar no mercado de local”, detalhou.
- Pauta Real