O mês de junho chegou e com ele expectativas para um incremento na economia paraibana a partir da realização das festas de São João. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), por exemplo, projeta uma ocupação de 56% em João Pessoa e 65% no interior do estado de forma geral.
De acordo com a entidade, estes números tendem a aumentar nos finais de semana e nas proximidades do São João. Uma nova projeção deve ser feita a partir do dia 15.
Em Campina Grande, terra d’O Maior São do Mundo, o Sindicato de Hotéis e Restaurantes (SindCampina) afirmou que ainda não é possível mensurar as expectativas para ocupação, mas explicou que no ano passado, durante o mês de junho inteiro, a ocupação média ficou entre 78% e 80%, variando de acordo com os finais de semana. Nos dias 23 e 24, final de semana do São João, a ocupação subiu para 95%. Com quase todos os leitos ocupados, o valor da estadia também fica mais caro.
“Campina grande, que é um indutor, ano passado completou 40 anos. Esse ano são 33 dias de festa e virou uma marca nacional. É o Maior São João do Mundo. Estamos com campanha do Gorveno da Paraíba divulgando em todo o Brasil para atrair turista e esses turistas, hoje com o trabalho forte de incentivo fiscal da malha áerea, nós temos um recorde de oferta de assentos para o turista. Esse ano passou de 30 mil para 52 mil no aeroporto de Campina. São 197 mil assentos ofertados para os turistas que vem a Paraíba para junho de 2024”, disse ao Pauta Real a secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas.
Na cidade de Areia, no Brejo paraibano, a rede hoteleira já registra quase 100% de ocupação para o período junino. Segundo a Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura-PB), entre hotel e pousadas associados, 80% deles já estão com os fins de semana de todo o mês de junho com reservas esgotadas. E os 20% restantes têm entre 80% e 90% de ocupação.
Os estabelecimentos se prepararam para receber esse público consumidor do destino Areia e montaram uma programação de atrações durante 30 dias de festa junina, com forró pé de serra, quadrilha e comida típica.
“Como Areia costuma entregar excelentes condições de tarifas de hospedagem, gastronomia de sabores ímpares e ambientes que valorizam a regionalidade dentro da junção da simplicidade com a sofisticação da identidade local, isso faz com que o município tenha excelentes avaliações e seja sempre a primeira opção para fins de semana de diversão e de descanso, principalmente nesta época do ano”, disse o presidente da Atura, Leonaldo Alves.
O Governo do Estado injetou R$ 41,2 milhões nas festividades juninas, dos quais mais de R$ 16 milhões serão destinados a Campina Grande. Rosália Lucas destacou a movimentação na economia que o São João irá proporcionar no estado.
“Nesse período junino, a Paraíba recebe turistas de todo o Brasil e temos grandes investimentos na cultura, na segurança, na divulgação e na promoção do destino turístico”, comentou.
pautareal.com