Bloco Principal 1

China diz que FBI não tem “credibilidade” após diretor apontar provável origem laboratorial da Covid-19

A China criticou nesta quarta-feira (1º) os Estados Unidos após a segunda revelação em três dias de que uma agência do governo americano considera que a pandemia de Covid-19 muito provavelmente teve origem laboratorial no país asiático.

Na terça-feira (28), o diretor do FBI, Christopher Wray, disse em entrevista à emissora Fox News que a polícia federal americana acredita que o coronavírus teria sido disseminado a partir de um acidente no laboratório de Wuhan, na China.

“Com base no histórico ruim de fraudes e enganação da comunidade de inteligência dos Estados Unidos, as conclusões que eles tiram não têm credibilidade alguma”, declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, nesta quarta-feira. “Exortamos o lado americano a respeitar a ciência e os fatos.”

Na entrevista à Fox News, Wray afirmou que “o FBI há algum tempo avalia que as origens da pandemia são muito provavelmente um possível incidente no laboratório de Wuhan”. Em 2021, um relatório do FBI indicava “convicção moderada” sobre esta visão.

“Estamos falando sobre um possível vazamento de um laboratório controlado pelo governo chinês que matou milhões de americanos, e é exatamente para isso que essa capacidade foi projetada”, afirmou o diretor, que apontou que os detalhes da investigação permanecem confidenciais e criticou a falta de colaboração do governo chinês nas investigações.

“Farei apenas a observação de que o governo chinês, ao que me parece, tem feito o possível para tentar impedir e ofuscar esse trabalho, o trabalho que o governo dos Estados Unidos e parceiros estrangeiros próximos estão fazendo. E isso é lamentável para todos”, disse Wray.

No domingo (26), o jornal americano Wall Street Journal revelou que o Departamento de Energia do governo dos Estados Unidos considera que a pandemia de Covid-19 “muito provavelmente” surgiu de um incidente no laboratório de Wuhan.

Outras agências do governo americano, porém, ainda julgam que a pandemia foi provavelmente o resultado de uma transmissão natural entre um animal silvestre e um humano.

Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo