Busto do túmulo do escritor Nelson Rodrigues é furtado do Cemitério São João Batista
Integrantes do grupo SOS Patrimônio denunciam que o busto do túmulo do escritor Nelson Rodrigues, que fica no cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, foi furtado entre sexta-feira (19) e sábado (20).
Nascido em Pernambuco, Nelson Rodrigues se mudou para o Rio de Janeiro ainda criança, onde viveu por toda a vida. Foi dramaturgo, jornalista e escritor. Fez história na cultura brasileira com peças, crônicas e críticas esportivas. Era um apaixonado pelo futebol e, especialmente, pelo Fluminense.
O escritor morreu em 1980 e foi sepultado no cemitério.
“Tem uma perda histórica, cultural e artística. A cidade fica mais pobre em relação a história e cultura”, afirmou José Marconi, um dos fundadores do SOS Patrimônio.
O busto furtado era de bronze e mostrava o escritor em frente a uma máquina de escrever. O peso estimado da peça é de cerca de 45 kg.
A Rio Pax, responsável pela administração do Cemitério São João Batista, foi questionada pela TV Globo mas não respondeu até a última atualização desta reportagem.
A Polícia Militar afirmou que não houve acionamento para o crime e que o policiamento foi reforçado na área.
Estátua furtada do túmulo do escritor Nelson Rodrigues no Cemitério São João Batista, em Botafogo — Foto: Reprodução/ TV Globo
Outro caso
Não é a primeira denúncia sobre furtos de objetos e estátuas no local. Em novembro, uma estátua de bronze de 1,60 metro foi furtada do mausoléu do escritor e médico Cláudio de Souza.
Um pé de cabra foi encontrado jogado na base do mausoléu, que fica na alameda principal do cemitério.
Um pé de cabra foi encontrado jogado na base do mausoléu, que fica na alameda principal do cemitério.
Antes e depois do furto da peça de bronze de mausoléu no São João Batista: estátua de 1,60 m ficava no centro do túmulo — Foto: Reprodução/TV Globo
G1