Campanha de Biden diz que vitória de Trump em Iowa reflete “ameaça à democracia”
A campanha de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, pontuou, nesta terça-feira (16), que a vitória de Donald Trump nas convenções do partido Republicano em Iowa são uma “ameaça à nossa democracia”, com o ex-presidente buscando “consolidar seu poder”.
O diretor de comunicações da campanha de Biden, Michael Tyler, disse à CNN que o democrata “terá a mensagem necessária para derrotar Donald Trump”, apontando para questões como o aborto, os cuidados de saúde, além dos comentários “ditatoriais” do ex-presidente.
Tyler também foi questionado sobre uma pesquisa da CNN que indica que 65% dos que votaram nas convenções do partido Republicano em Iowa ainda votariam em Trump se ele fosse condenado por um crime. Não escolheriam o ex-presidente nesse caso 31%.
Assim, o diretor de comunicações sugeriu que isso reflete tanto a baixa participação nas convenções quanto a consolidação da base de Trump.
“A participação [dos eleitores] não foi tão alta em Iowa, e o que você viu foi Donald Trump consolidando a base extrema do MAGA [sigla para apoiadores radicais do partido Republicano] em Iowa”, afirmou.
“O ponto é que ele está concorrendo, e todos esses candidatos estão concorrendo com uma agenda que é tão perigosa quanto impopular”, ponderou.
Ele ainda citou as eleições de meio de mandato de 2022 e os resultados das eleições “fora de ano” de 2023 como prova da rejeição dessa agenda pelos americanos.