Um dos suspeitos da tentativa de assalto a um buggy, ocorrida nas dunas da praia do Cumbuco, em Caucaia, foi preso pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) na praia do Icaraí, na noite desta quinta-feira (11). A prisão de Antônio Carlos da Silva dos Santos – vulgo Kekel – foi efetuada por agentes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), que faziam patrulhamento na região.
A tentativa de assalto no Cumbuco foi registrada em vídeo, gravado pelos próprios passageiros do buggy. As imagens ganharam repercussão nas redes ao longo desta semana, mas até o momento nenhum dos dois criminosos flagrados no vídeo haviam sido encontrados pelas forças de segurança.
Conforme as informações da polícia, o homem de 25 anos estava escondido em um imóvel na praia do Icaraí, também no município de Caucaia, e sua localização foi comunicada aos agentes, com auxílio do serviço de inteligência das forças policiais. Durante a captura, ele usava a mesma roupa que vestia durante a ação criminosa contra os turistas, dias atrás.
Kekel já responde a 12 processos por crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo e homicídios – na ocasião da captura, inclusive, ele estava com um mandado de prisão em aberto. Agora, está à disposição da Justiça.
A identificação dos dois suspeitos foi feita pela Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), unidade da Polícia Civil, logo após o registro do crime. As Forças de Segurança seguem em diligências para prender o segundo suspeito, também registrado no vídeo.
No vídeo, gravado pelos tripulantes do buggy, é possível ver dois homens empunhando armas de fogo na frente do veículo quando ele estava passando pelo local. Ao notarem que o buggy não estava desacelerando, um dos criminosos – que estava bem no meio da passagem – chega a desviar.
Turista
André Araújo, um dos turistas que estavam no buggy que durante a tentativa de assalto na praia do Cumbuco, em Caucaia, disse que ele e a família não chegaram a perceber de imediato que se tratava de uma ação criminosa. Ele conta que pensou que se tratava de uma brincadeira, porque “pedimos passeio com emoção”.
A ação foi registrada em vídeo, gravado pelos próprios tripulantes do buggy. Nas imagens, é possível ver dois homens empunhando armas de fogo na frente do veículo quando ele estava passando pelo local. Ao notarem que o buggy não estava desacelerando, um dos criminosos – que estava bem no meio da passagem – chega a desviar.
“Estávamos em dois buggys, o primeiro estava a esposa do meu pai, eu e minha namorada, e logo atrás vinha um com meu pai, minha irmã e minha cunhada. A gente viu eles apontando arma pra gente e […] a gente pediu que o nosso passeio fosse com emoção. A nossa ingenuidade foi tão grande, que primeiro achamos que era uma encenação, que fazia parte do passeio”, narra ele.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o telefone (85) 3101-2488, da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur). O sigilo e o anonimato são garantidos.
gcmais.com.br/noticias