Lionel Messi foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo de 2022 — e pela sétima vez na carreira. Ele recebeu o troféu nesta segunda-feira, ao final da cerimônia The Best realizada na Salle Pleyel, em Paris. Pesou a favor do craque o brilho na campanha da Argentina rumo ao título da Copa do Mundo de 2022.
— Gostaria de dizer que é uma honra estar aqui novamente, entre os três melhores jogadores do mundo. Agradeço muito, Mbappé e Benzema jogaram demais. Gostaria de agradecer a todos os meus colegas, representamos toda a nossa seleção. Reconhecemos o trabalho de grupo. Foi uma loucura para mim, finalmente realizei o meu sonho. É a coisa mais linda que acontece na minha vida — declarou Messi.
Foi por causa do torneio no Catar que a Fifa modificou o período de avaliação do The Best: de agosto de 2021 até dezembro de 2022. Nesse tempo, o atacante disputou 74 jogos pelo PSG, marcou 45 gols e conquistou o Campeonato Francês 2021/22.
Na Copa do Mundo, ele marcou sete gols — dois na decisão contra a França —, deu três assistências e terminou eleito o craque do torneio.
O atacante também foi eleito para a Seleção FifPro masculina de 2022.
Essa é a sétima vez que Messi vence o prêmio, duas a mais do que Cristiano Ronaldo. Na sequência vêm Zidane e Ronaldo Fenômeno, com três cada. Aos 35 anos, o craque argentino passa a ser o jogador mais velho a ser eleito pela Fifa como o melhor do planeta.
Sete também é o mesmo número de títulos que ele tem da Bola de Ouro (quatro deles unificado com a Fifa).
E as duas maiores premiações individuais não coincidiram de novo, assim como aconteceu com Lewandowski e o próprio Messi em 2021.
Foi Karim Benzema quem faturou o último prêmio da revista France Football , pelo seu desempenho na temporada passada (2021/22).
GE