Quando pensamos em Natal, reunir a família, vem logo a ideia de fartura e com isso muitos gastos, mas é possível fazer uma ceia farta e econômica nesse Natal, só basta fazer trocas inteligentes de alguns ingredientes que são mais caros nessa época do ano. Uma outra estratégia interessante quando pensar em economia é o planejamento do que se pretende fazer nessa ceia, na maioria das vezes deixar tudo para última hora vai acabar comprando os produtos mais caros.
Para iniciar essa ceia não podemos esquecer dos aperitivos e entradas, e utilizar de alimentos e petiscos com alto teor de proteína, gordura (a boa é claro, como as encontradas nas oleaginosas-castanhas/amendoim são uma ótima opção) e fibras, é uma excelente estratégia, uma vez que os convidados ficarão mais saciados e não consumirão uma grande quantidade da ceia propriamente dita, na qual temos o prato principal que é o item mais oneroso.
Para abrir essa ceia, como entrada um patê de atum, que é super fácil de fazer, conforme receita abaixo, junto com umas torradinhas simulando uns canapés, fica lindo e elegante. Além dessa entrada, não podemos esquecer do clássico salpicão que pode ser inserido nesse momento também. Para o prato principal, uma estratégia que sempre funciona é o frango recheado, de acordo com a receita proposta abaixo.
Já no tocante aos acompanhamentos prepare aquele famoso arroz de festa, que nada mais é do que um arroz colorido com vários legumes que vai bem com qualquer receita que você queira servir, bem como não pode esquecer de preparar aquela farofa caprichada. Além disso, uma batata gratinada faz o maior sucesso, cortando a batata em rodelas e assando no forno com queijo fica dourada e crocante no topo.
E por fim, não existe uma boa ceia de Natal sem aquela sobremesa deliciosa, não é mesmo? Então para fechar com chave de ouro sua ceia econômica, tem que ter aquela sobremesa que todo mundo gosta e é super fácil de fazer, o Pavê de chocolate, que com 5 ingredientes (biscoito maisena, leite, leite condensado, chocolate em pó e maisena) você consegue agradar a grande maioria; e se no seu seleto grupo de convidados tiver aqueles que não gostam de chocolate uma outra opção é a Delícia de abacaxi, essa sobremesa macia e saborosa que você prepara facilmente no liquidificador e em seguida leva para gelar até ficar bem consistente.
Não podemos esquecer que todas essas preparações podem ser adaptadas para versões menos calóricas, mas o mais importante nessa época é comer um pouco de tudo, mas com moderação. Afinal, Natal é só uma vez no ano, você não precisa se privar de saborear essas delícias em um momento como esse em família, não é mesmo? O segredo é o equilíbrio nas quantidades, tudo é uma questão de moderação.
Receitas
Frango de Natal recheado
Ingredientes
Para rechear o frango:
– 1 frango inteiro limpo
– 1 cebola
– 1 pimentão verde
– 1 pimentão vermelho
– 3 cenouras
– 6 damascos desidratados
– 6 fatias de bacon ou toucinho defumado
– 500 gramas de carne crua moída de frango
– 1 pitada de cominho
– 1 ramo de alecrim
– 1 ramo de tomilho
– 1 ramo de salsinha
– 2 tomates
– 1 fio de azeite de oliva
– 1 pitada de sal e pimenta do reino moída
Para acompanhar:
– 4 batatas brancas
– 4 batatas doces
– 3 cenouras
– 1 alho-poró
1 ramo de tomilho
1 pitada de sal
1 copo de caldo de frango
Modo de fazer:
1 – Para preparar o recheio do frango leve ao fogo uma panela com um fio de azeite e a cebola, os pimentões e a cenoura picadinhos. Deixe refogar por 8 minutos, mexendo de vez em quando, e junte o bacon também picado. Tempere com sal e pimenta a gosto e cozinhe por mais 5 minutos. Em seguida junte a carne moída de frango e tempere com sal, pimenta e cominho. Misture e deixe cozinhar por 8-10 minutos. Adicione os tomates picados e sem sementes, misture e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Por fim, adicione os damascos picados e desligue o fogo.
2 – Para rechear o frango, anteriormente jogue água fervente e em seguida suco de limão. Depois seque ligeiramente e tempere por dentro e por fora com sal e pimenta. Utilizando barbante e uma agulha feche o orifício da cabeça do frango, para o recheio não sair, e coloque no interior os legumes refogados junto com os ramos de alecrim, tomilho e salsinha. Em seguida feche usando também barbante e a agulha.
3 – Em uma assadeira coloque um pouco de azeite, o frango recheado com os legumes ao redor (batatas descascadas e cortadas em rodelas, as cenouras descascadas e cortadas no sentido do comprimento e o alho-poró cortado em pedaços). Coloque o tomilho, tempere os legumes com sal e pimenta e regue com o caldo de frango.
4 – Asse no forno pré-aquecido a 180 ºC por 1 hora e 50 minutos, regando o frango com o caldo a cada 20-30 minutos, para que não seque. Passados 50 minutos vire o frango ao contrário, para cozinhar por igual. E quando estiver bem douradinho, pode retirar do forno e servir!
Patê de atum
Ingredientes:
– 2 latas de atum
– 2 ovos cozidos (opcional)
– ½ cebola
– ½ xícara de coentro
– 4 colheres de sopa de maionese
– Pimenta do reino a gosto
– Sal a gosto
– Suco de limão (opcional)
Modo de fazer:
Coloque a cebola e o coentro no processador e bata um pouco, depois coloque o atum escorrido e a maionese e bata para misturar e desfazer os pedaços de atum. Adicione no patê 1-2 ovos cozidos e picados, batendo até processar o ovo, o ideal é manter alguns pedacinhos pequenos. Tempere com sal e pimenta a gosto e, se gostar, coloque também algumas gotas de suco de limão.
Salpicão
Ingredientes:
– 1 peito de frango
– 1 unidade de cenoura
– 2 unidades de maçã
– 150 gramas de queijo mussarela ralado
– 200 gramas de batata palha
– 4 colheres de sopa de queijo cottage
– 3 colheres de sopa de castanhas de caju ao natural
– 3 colheres de sopa de uva-passa
– 2 colheres de sopa de salsinha picada
– Suco de limão
– Pimenta do reino
– Sal
Modo de fazer:
Comece cortando o peito de frango em pedaços e coloque para cozinhar em uma panela com água e um pouco de sal. Enquanto isso rale a cenoura, corte as maçãs em cubinhos e regue com o suco de limão, para que não escureçam. Desfie o frango já cozido e já adicione os restantes ingredientes, com exceção das castanhas e batata palha, e misture tudo. Reserve na geladeira até ao momento de servir. Antes de servir o salpicão misture nele as castanhas e a batata e sirva decorado com ramos de salsinha.
PORTALCORREIO