A ‘Campanha Novembro Azul’ é realizada para conscientizar e mobilização a população masculina sobre a importância do cuidado da saúde do homem. Cuidado que deve ser feito também com vacinação contra o HPV, disponibilizada gratuitamente no SUS para meninas e meninos de nove a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e, homens e mulheres transplantados, pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia, pessoas vivendo com HIV/Aids e vítimas de violência sexual.
“O Novembro Azul é um mês conscientização. Sobretudo o alerta deve ser durante todo o ano e principalmente, devemos ampliar essa discussão sobre a vacinação contra o HPV em adolescentes como medida e cuidado da saúde masculina”, orientou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
“O Papilomavírus Humano é um grupo de vírus relacionado ao desenvolvimento de cânceres em ambos os sexos, não apenas em mulheres. No Brasil, o HPV é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns e pode levar a cânceres de orofaringe, ânus e pênis em homens, portanto fica mais esse alerta de manter o cartão de saúde de todos os grupos atualizados”, completou o coordenador de imunização.
Todas as salas de vacinas estarão mobilizadas nesta segunda-feira (20), promovendo ações de prevenção integral do Novembro Azul para toda a população. A atualização da caderneta pode ser feita nas Unidades de Saúde da Família, Policlínicas Municipais e o Centro de Imunização, no bairro da Torre, de acordo com os horários de funcionamento de cada serviço.
A Prefeitura dispõe também de três pontos fixos localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e no Shopping Tambiá, que agora também conta com um ponto fixo, funcionando das 12h às 20h. Ambos com a administração de todas as vacinas, que fazem parte do calendário de rotina e das campanhas ativas, facilitando a vida do usuário que não pode ir até um serviço de saúde durante o horário comercial.
Contra Covid-19 – As crianças a partir de seis meses de idade, que iniciaram o esquema vacinal devem tomar a segunda dose com 30 dias e a terceira dose com 60 dias, com imunizantes Pfizer-BioNTech baby.
Já a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de quatro meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.
Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.
Documentação – Para ter acesso as vacina, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, além do Cartão SUS, que é um documento oficial do usuário aos serviços de saúde.
Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito. É necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.
Locais de vacinação em João Pessoa nesta segunda-feira (20):
Unidades de Saúde da Família (USFs) Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira) *exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto
Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
Home Center Ferreira Costa Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 8h às 16h (sábado)
Shopping Sul Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 10h às 16h (sábado)
Shopping Tambiá Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira) 9h às 16h (sábado)
Vacinação Domiciliar Agendamento: (83) 98645-7727 Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
-
Texto: Lílian Pedreira
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Arquivo/SECOM -
Secretarias