Bloco Principal 1Brasil

Chapéu de Napoleão Bonaparte será leiloado por R$ 4 milhões

Um chapéu de dois bicos, também conhecido como bicorne, preto, com uma roseta azul, branca e vermelha, que pertenceu ao imperador Napoleão Bonaparte, será leiloado neste domingo (19), pela casa de leilões Osenat, em Paris. A expectativa é de que o valor da venda chegue a 800 mil euros (cerca de R$ 4,2 milhões na conversão direta).

De acordo com o autor belga Yves Moerman, que registrou este artefato em 2007, o acessório foi usado pelo líder militar “em meados do império”, informou a Osenat em um comunicado.

O chapéu de feltro preto tradicional era uma marca registrada do imperador que passou a simbolizar o caráter histórico de Napoleão. Era usado ‘en bataille’, ou seja, com as pontas paralelas aos ombros, ao contrário da maioria dos seus oficiais que usavam os chapéus ‘en colonne’, ou seja, perpendiculares aos ombros.

Ao longo de 15 anos, Napoleão teria usado cerca de 120 chapéus, o que facilita encontrar estes exemplares no mercado com certa frequência.

O item que será leiloada pela casa de leilões Osenat é adornado com um cocar que Napoleão fixou no chapéu em 1815, durante a travessia do Mediterrâneo desde o seu exílio em Elba até Antibes, de onde liderou um breve regresso ao poder.

O chapéu estará à venda junto com uma camisola que o imperador usou em seu último exílio na ilha de Santa Helena e uma cópia de seu último testamento escrito pelo conde de Montholon sob ditado de Napoleão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo