O Governo Lula vai vender os imóveis da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Paraíba. São duas salas comerciais localizadas no Edifício Lagoa Center, no centro da capital João Pessoa, de 61m² cada uma. Esses não serão os únicos colocados à venda no Brasil.
Ao Portal MaisPB, a EBC disse que as salas estão sem uso há alguns anos. A decisão de colocá-las à venda está diretamente ligada à necessidade de “captar recursos e economizar com os gastos de manutenção”. Os dois imóveis geram uma despesa anual de R$ 17,5 mil, aproximadamente.
O valor de cada uma das salas comerciais é desconhecido, porque a avaliação ainda não foi feita. Ou seja, elas ainda não estão prontas para ser compradas no momento. Atualmente, as únicas sedes regionais em funcionamento estão localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, São Luís-MA e Tabatinga-AM. A principal sede é em Brasília.
Empresa Brasil de Comunicação
A EBC foi fundada em 2008, durante o Governo Lula, com o intuito de ser um canal institucional de difusão de notícias. A estatal é financiada pelo próprio Governo e possui um canal de televisão (TV Brasil), um portal de notícias (Agência Brasil) e oito rádios distribuídas pelo Brasil. Além disso, é responsável por administrar a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), de TV e Rádio.
Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro colocou a estatal no Programa de Parceria de Investimentos (PPI), oficializado em 2020. No ano seguinte, ela foi incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND), comandado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
Leonardo Abrantes – MaisPB