Natal de 2023 terá maior oferta de vagas temporárias em 10 anos e salários maiores, prevê CNC
A oferta de vagas de empregos temporários em 2023 na principal data comemorativa do varejo, o Natal, terá a maior alta em 10 anos, segundo previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A Associação espera que a oferta tenha alta de 5,6% nas vendas, em comparação ao ano passado, totalizando 108,5 mil novos trabalhadores temporários, a maior oferta desde o mesmo período de 2013, quando foram abertas 115,5 mil vagas.
O otimismo se baseia em aspectos sazonais das admissões e desligamentos no comércio varejista, registrados mensalmente por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que o cenário é promissor para o varejo brasileiro este ano.
“Além do aumento das vendas, o sentimento de confiança também está relacionado à recuperação econômica e às melhores condições de consumo, proporcionando oportunidades significativas para os trabalhadores temporários neste período festivo”, diz.
Oportunidades e efetivação
Os setores de hiper e supermercados lideram as oportunidades de contratações, com 45,47 mil vagas.
Em segundo lugar vem o setor de vestuário, com 25,17 mil. Em seguida, vem utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com 15,98 mil; livrarias e papelarias, com 9,31 mil; e móveis e eletrodomésticos, com 5,7 mil vagas.
O setor de vestuário é um destaque do período. Na passagem de novembro para dezembro, a previsão do faturamento do varejo é de um crescimento de, em média, 34%, enquanto o vestuário costuma subir 90%.